pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho: Os presidenciáveis estão chegando à província
Powered By Blogger

sábado, 14 de agosto de 2021

Tijolinho: Os presidenciáveis estão chegando à província

 


Até recentemente, li uma matéria onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) demonstrava sua preocupação com os grupos religiosos neopentecostais, que hoje se inserem entre os mais aguerridos apoiadores do atual presidente da República, Jair Bolsonaro, que tem projeto de continuar como inquilino do Palácio do Planalto pelos próximos quatro anos. A preocupação do ex-presidente Lula era a de entender como o Partido dos Trabalhadores havia perdido a sua interação com esses grupos religiosos, hoje, um eleitorado importante no contexto de uma eleição presidencial. A atuação política desses grupos neopentecostais, como se sabe, é explícita e eles tem um projeto de poder, alimentado desde alguns anos, com partidos e  bancadas distribuídos nas esferas públicas municipais, estaduais e federais. Mais recentemente, por exemplo, acordos mantidos entre Jair Bolsonaro e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto(DEM-BA), permitiram que o pastor Silas Malafaia obtivesse o controle do Democratas no Estado do Rio de Janeiro, isolando completamente a família do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.  

Lula costura uma nova candidatura nas eleições presidenciais de 2022, mas é pouco provável que consiga recuperar o terreno perdido junto a esses grupos evangélicos pentecostais e neopentecostais. Em todo caso, costuras são costuras e não se pode perder muito tempo com os embainhados. É com este espírito que ele desembarca no próximo domingo aqui na província para uma conversa com os principais caciques da legenda socialista no Estado, entre eles o governador Paulo Câmara(PSB-PE), vice-presidente nacional da legenda. Alinhavar as conversas políticas no principal reduto político do Partido dos Trabalhadores - a região Nordeste - parece ser mesmo a estratégia do petista, assim como a mulher nordestina, que, primeiro, faz a limpeza da casa, antes de se dirigir ao quintal. Neste périplo, o petista deverá visitar os estados do Piauí, Rio Grande do Norte e do Maranhão. 

E, por falar em périplos de candidatos, quem também apareceu aqui na província foi o atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite(PSDB-RS), que disputa a indicação de candidato presidencial no ninho tucano nas eleições de 2022. Foi recepcionado pela simpática prefeita Raquel Lyra(PSDB-PE), sua correligionária,que também alimenta sonhos majoritários nas eleições de 2022. Pelo andar da carruagem política, a disputa no ninho tucano será das mais acirradas, mas deverá trazer bons momentos para a nossa democracia, pois eles pretendem realizar debates públicos entre os pretendentes. O eleitorado mais consciente só tem a agradecer, pois trata-se de uma excelente oportunidade de fazer escolhas reublicanas, consoante o preparo de cada concorrente. Na foto acima, Eduardo Leite aparece na janela da Casa Museu dedicada à preservação da memória do artista Vitalino Pereira dos Santos, um verdadeiro cartão de visitas da cidade de Caruaru. Como bom gaúcho, Eduardo Leite deve ter saboreado a famosa chã de bode servida num daqueles restaurantes do Alto do Moura.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário