pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho: No sábado, Dória chega à Princesa do Agreste
Powered By Blogger

domingo, 22 de agosto de 2021

Tijolinho: No sábado, Dória chega à Princesa do Agreste


Não está fácil para ninguém. O país está mergulhado numa profunda crise social, política e institucional. Contingentes expressivos da população estão regressando à condição de extrema probreza, alimentando-se com pedaços de grãos de feijão ou arroz e os ossos que sobram dos açougues. Os poderes da república estão em pé de guerra, o que se constitue num péssimo indicador da saúde de nossa democracia. Em meio a este turbilhão, os candidatos à Presidência da República continuam se movimentando, como se a nossa democracia política fosse forte o  suficiente para sobreviver a esses arroubos e solavancos de corte autoritários. Para o bem de todos, Deus permita que eles estejam certos e este editor equivocado. Os diletos leitores e leitoras que nos acompanham por aqui sabem de nossa opinião a este respeito. Em todo caso, vamos acompanhar essas movimentações dos atores políticos que já se colocam na corrida presidencial de 2022, procurando manter a maior isenção possível.  

No momento, faremos um giro pelo Ceará, pelo Maranhão e pela Princesa do Agreste - aqui em Pernambuco - a nossa querida Caruaru, uma cidade estratégica na definição de eleições estaduais e nacionais. Do Ceará, por onde Lula passou recentemente, vem a notícia de que seu ex-ministro e também concorrente ao Planalto nas eleições de 2022, Ciro Gomes(PDT-CE), tem sido ácido em suas críticas ao ex-aliado, responsabilizando-o pela crise econômica e social ora enfrentada pelo país. Ele, naturalmente, precisa construir esse espaço alternativo entre Lula(PT) e Jair Bolsonaro(Sem Partido), de onde se conclui por sua contundência discursiva. No Maranhão, apesar do apoio irrestrito do governador Flávio Dino(PSB-MA), Lula não se recusou aos acenos da família Sarney e jantou com o clã tradicional daquele Estado, mesmo sob os resmungos do Flávio Dino. Nacionalmente, a família Sarney sempre esteve ao lado de Lula e, a bem da verdade, o Flávio não é assim um anti-Sarney raiz. O líder sindical Manuel da Conceição, que morreu recentemente, sim.  

No próximo sábado, a província pernambucana recebe o presidenciável João Dória(PSDB-SP). A sua candidatura ainda não está definida, em rezão das prévias que os tucanos ainda terão que realizar para definir um candidato. Há, pelo menos, três outros postulantes à condição de candidato a candidato, como é o caso do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite(PSDB-RG), o senador cearense Tasso Jereissati(PSDB-CE), e o prefeito de Manaus Arthur Virgílio(PSDB-AM). Dória repete a visita que o governador Leite fez recentmente ao Estado, reunindo-se com os integrantes do ninho tucano no Estado, e a potencial candidata ao Governo do Estado de Pernambuco nas eleições de 2022, Raquel Lyra(PSDB-PE), atual prefeita da cidade de Caruaru. Aproveita a ocasião para fazer um repasto na culinária pernambucanae e agendar um futuro churrasco na fazenda Macambira - em caso de sair vitorioso das prévias. A fazenda Macambira é um grande "termômetro' político aqui no Estado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário