pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Lula abre 8 pontos de diferença para Bolsonaro em Minas Gerais
Powered By Blogger

sábado, 14 de maio de 2022

Editorial: Lula abre 8 pontos de diferença para Bolsonaro em Minas Gerais



Hoje, 14\05, o Instituto Paraná Pesquisas divulgou uma pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República, circunscrita ao Estado de Minas Gerais. Como já afirmamos numa outra ocasião, Minas Gerais é o segundo colégio eleitoral do país, sendo, assim, um palco importante para mensurar a temperatura e as tendências de comportamento dos candidatos. Hoje, Minas Gerais é um Estado governado por um político de raízes conservadoras, o Romeu Zema, do Novo, que deve emprestar apoio ao presidente Jair Bolsonaro(PL). 

Lula, por sua vez, não consegue ajustar um eventual acordo com o prefeito de Belo Horionte, Alexandre Kalil, do PSD, candidato ao Governo do Estado. Isso dependeria de um ajuste no plano nacional com o morubixaba da legenda, Gilberto Kassab, que reluta em fazê-lo ainda no primeiro turno das eleições. Mesmo diante de todas essas dificuldades, o eleitorado mineiro segue uma tendência nacional favorável à candidatura do petista. Naquela praça, pela última pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, Lula abre 8 pontos percentuais de diferença em relação ao candidato Jair Bolsonaro. 

Quando esteve em Belo Horizonte,mais recentemente, Lula falou para o "cercadinho", ou seja, a sua base histórica de sustentação política. Alexandre Kalil não compareceu ao evento, pois não quis magoar sua base de apoio parlamentar, que esboça uma tendência em apoiar o nome de Jair Bolsonaro. O "cercadinho', como se sabe, são favas contadas. Para manter esses percentuais e até mesmo para ampliá-lo, Lula, necessariamente, precisa articular-se ao centro do expectro político. De onde se conclui que Kalil seria uma peça chave nessa engrenagem. 

Kassab tentou, sem sucesso, construir uma alternativa política pela terceira via para concorrer às eleições presidenciais. Hábil e paciente como um grande enxadrista, só joga a bóia no momento certo, pois sabe que as recompensas e gratidões seriam bem mais maiores. Por enquanto, vai observando a água do mar revolto bater nas pedras, tentando tirar as suas conclusões da formação das espumas. O problema é que o mar está revolto demais e pode engolir a todos nós.

Lula:  41,6%

Jair Bolsonaro:  33,8%

Ciro Gomes:  6,2%

TSE: Registro BR-09255\2022   

Nenhum comentário:

Postar um comentário