pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Lula pode liquidar a fatura ainda no primeiro turno, segundo o Datafolha.
Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Editorial: Lula pode liquidar a fatura ainda no primeiro turno, segundo o Datafolha.



A jornalista e articulista da revista Veja, Clarissa Oliveira, chamava a atenção dos leitores em torno da próxima pesquisa de intenção de voto do Instituto Datafolha,divulgada hoje, 26\05, que seria fundamental para entender a dinâmica do voto do eleitorado, sobretudo depois da rearrumação nas candidaturas do pelotão da terceira via. Ciro não consegue construir essa identidade de terceira via; João Dória(PSDB-SP) desistiu da candidatura depois dos problemas enfrentados no próprio ninho tucano; Simone Tebet(MDB-MS) ainda é uma ilustre desconhecida do eleitorado. A conclusão é que, sem alternativa pela terceira via, Lula poderá liquidar a fatura ainda no primeiro turno. Nesta pesquisa, Lula crava 48%, enquanto Bolsonaro pontua com 27% das intenções de voto.     

Tem sido curiosas essas movimentações políticas, eivadas de rasteiras e eventuais ardis. Parecia certo que os tucanos apoiariam o projeto de candidatura da senadora Simone Tebet, depois de provocar a desistência do ex-governador João Dória. Para o desconforto e eventual decepção da senadora, não é bem assim que a banda tucana toca. Alguns tucanos do bico fino estão empreendendo esforços no sentido de retomar as discussão em torno de uma candidatura própria, que poderia ser o senador Tasso Jereissati(PSDB-CE) ou o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite(PSDB-RS).

Ontem, o presidente Jair Bolsonaro(PL), através de suas redes sociais, levanta a hipótese de que o ex-presidente Michel Temer(MDB-SP) poderia ser o nome da terceira via, hipótese, aliás, não de todo improvável. Segundo comenta-se,ele seria uma peça chave na decisão de Dória em desistir de seu projeto presidencial. Bem lá atrás, despretenciosamente, alguém teria aventado as articulações políticas em torno da formação de uma chapa envolvendo o ex-presidente Temer e o ex-governador gaúcho. Se juntarmos as pecinhas, por incrível que possa parecer, é este o desenho que se apresenta no horizonte da terceira via.

Por enquanto, são apenas especulações. Mas, por outro lado, essa possibilidade não pode, como afirmamos, ser completamente descartada, principalmente pelo trânsito deste ator político nos redutos emedebistas e tucanos. Temer é conhecido por suas excepcionais habilidades nas negociações políticas. Em tese, já seria o momento dele cumprir sua aposentadoria, pendurar as chuteiras, mas, como dizia o velho Ulisses Guimarães, o poder é afrodisíaco.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário