Especula-se, desde algum tempo, que a governadora Raquel Lyra(PSDB-PE) poderá mudar de partido a qualquer momento. Uma das possibilidades seria ingressar no PSD, comandado nacionalmente por Gilberto Kassab, partido que obteve o maior número de prefeituras nessas eleições municipais. Com o partido enfrentando dificuldades em todo o país - apesar de ter ampliado sensivelmente o número de prefeitos da legenda nessas eleições - a governadora pernambucana passou a ser um trunfo dos tucanos. Aqui ela esteve bem, ampliando o número de prefeituras tucanas no Estado, inclusive em cidades com grande proporção de eleitores, distribuídas em zonas eleitorais que são determinantes numa eleição majoritária.
Além dos redutos eleitorais das mesorregiões do Estado, Dr. Miguel Arraes tinha uma preocupação efetiva com a Região Metropolitana do Recife, que comporta cidades estratégicas, com grandes colégios eleitorais, a exemplo de Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista. Neste segundo turno, por exemplo, travou-se uma frente de batalha pela conquista das cidades de Olinda e Paulista. A Marim dos Caetés, depois de todo o esforço de forças tradicionais da esquerda pernambucana, Mirella Almeida, do PSD, sagrou-se vitoriosa com o apoio da governadora Raquel Lyra, que se empenhou pessoalmente em sua vitória.
Em Paulista, a despeito do franco favoritismo da candidatura de Ramos, Raquel Lyra também encharcou a blusa, realizando carreatas com o prefeito eleito pelas ruas da cidade das Chaminés. Ramos, do PSDB, chegou a abrir uma vantagem expressiva sobre o candidato socialista, Júnior Matuto, mas, mesmo assim, a governadora não baixou a guarda. Depois de um começo difícil, as coisas vão se ajustando e a governadora está conseguindo arrumar a casa e ampliar seu capital político. Se alguém vai precisar rever seus planos para 2026, possivelmente, não será governadora tucana. Os tucanos de bico fino, que já faziam um esforço tremendo para não perder o seu passe, redobrarão os esforços para mantê-la no ninho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário