pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Lula abre as torneiras e lança o Acredita. De olho na classe média?
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segunda-feira, 22 de abril de 2024

Editorial: Lula abre as torneiras e lança o Acredita. De olho na classe média?



Ontem comentávamos por aqui que o problema com a popularidade do presidente Lula seria muito mais de bolso do que de comunicação. A última pesquisa realizada pelo IPEC parece ter evidenciado essa premissa. Pelo sim, pelo não, hoje pela manhã o presidente resolveu anunciar o Acredita, que se traduz, grosso modo, num programa de créditos para os MEI'S saudarem suas dívidas; concessão de créditos para microempreendedores que se enquadrem do Cadúnico; além de uma linha de financiamento para a classe média adquirir seu imóvel, em condições melhores do que as praticadas pela mercado. 

Na esteira da nova estratégia de comunicação do Planalto, antes mesmo de chegar ao seu local de trabalho, ainda no carro oficial, o presidente Lula aparece anunciando o programa, que, segundo dizem, objetiva melhorar o humor da classe média com o Governo. A chamada de capa da revista Veja desta semana é sobre uma matéria que trata do desafinamento dos membros do Governo Lula. As disputas internas entre alguns ministros estaria atravancando algumas ações e, por consequência, prejudicando a imagem do Governo. Segundo dizem, o clima pesou na última reunião do morubixaba com seus assessores de interlocução com o Legislativo.

Vai se preciso, antes de qualquer nova estratégia de comunicação, deixar a orquesta afinada. Do contrário, não haverá marqueteiro que resolva o problema de comunicação. Talvez um bom exemplo dessa desafinação seja a ênfase dada à questão do empreendedorismo,quando o ministério da área específica encontra-se esvaziado no Governo. Esperamos estar enganados por aqui. Se estivermos certos, pode-se tratar de uma espécie de esquizofrenia institucional. 

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