pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: O Pé-de-Meia de Camilo Santana.
Powered By Blogger

domingo, 21 de abril de 2024

Editorial: O Pé-de-Meia de Camilo Santana.

Recentemente, o Governo Lula anunciou um programa destinada a oferecer uma espécie de poupança aos alunos de escolas públicas que estão cursando o Ensino Médio, com o objetivo de mantê-los no sistema, preferencialmente com bons aproveitamentos. O problema da evasão escolar nesta fase de ensino é preocupante, sobretudo quando estamos tratando de alunos que provém de lares de famílias empobrecidas, onde trabalhar se impõe como uma necessidade para assegurar a sustentabilidade das famílas. Neste aspecto, a economia se impõe sobre a necessidade de estudar.  

A situação do Governo Federal, em termos de índices de aprovação, não vai muito bem, como é sabido. Nese aspecto, existem algumas áreas nevrálgicas que jogam a aprovação da gestão lá para baixo, como é o caso da carestia, dos problemas relativos à segurança pública, assim como o mosquito da dengue, que insiste em atanazar a gestão de Nísia Trindade, fornecendo munição ao Centrão, urubus voando de costas, de olho no quanto pior melhor. 

Neste domingo, o jornal O Globo traz o resultado de uma pesquisa do IPEC sobre a avaliação do Governo Lula. Nada que o Planalto possa comemorar. Pelo menos por enquanto. Nada mudou desde que ocorreram as mudanças na comunicação institucional, mas registre-se aqui que o Programa Pé-de-Meia está, sim, contribuindo para melhorar os índices de aprovação do Governo a partir de uma percepção positiva do programa vinculado ao Ministério da Educação, comandado pelo cearense Camilo Santana. Isso significa dizer, concretamente, uma percepção melhor sobre as políticas educacionais talvez não seja suficiente para reverter uma tendência de queda de popularidade do Governo Lula como um todo. Por outro lado, é inegável que a pasta comandada por Camilo não está contribuindo para a ampliação desses índices negativos. Ao contrário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário