pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Sílvio Costa Filho abre corrida para o Senado em Pernambuco.
Powered By Blogger

domingo, 14 de abril de 2024

Editorial: Sílvio Costa Filho abre corrida para o Senado em Pernambuco.



A indicação do ministro Sílvio Costa Filho para assumir o Ministério dos Portos e Aeroportos foi bastante festejada pelos pernambucanos, pois emplacaríamos mais um nome na Esplanada dos Ministérios, o que poderia representar, como de fato representou, a execução de obras e mais recursos para o Estado.  Sílvio possui um estilo agregador, que alguns atribuem até ao de uma raposa política pernambucana, o ex-governador Marco Maciel. Dialoga com todas as tribos políticas, apesar de se identificar com segmentos mais ao centro do espectro político. 

Por motivos óbvios, a indicação não significou uma pacificação da relação entre o  presidente Lula com a legenda Republicanos, à qual Sílvio é filiado, que fez questão de enfatizar que continuaria na trincheira de oposição ao Governo, dando a entender que o novo ministro entrava no Governo por sua conta e risco. A relação dos Republicanos com o Governo Lula é tão controversa que figuras ilustres do partido, como é o caso do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, um bolsonarista convicto, já chegou a ameaçar deixar a legenda, se acomodando, talvez, no próprio PL, onde, possivelmente, se sentira mais à vontade. 

Ressalvada as questões de governança ou institucinoais, de fato essa aproximação com o Governo Lula nunca poderia ser mesmo explícita, uma vez se formata por ali, possivelmente, um foco de oposição cerrada, em condições de competir pelo Planalto nas próximas eleições presidenciais. Enquanto isso, o Ministro Sílvio Costa filho se equilibra como pode, contribuindo para ampliar a penetração do seu partido no Estado, mas com uma postura que já reconhecemos por aqui, ou seja, é, de fato, um governista, não divergindo dos rumos tomadas pelas forças governistas.

As movimentações de Sílvio Costa é uma sinalização clara de que o ministro alimenta expectativas no tocante às eleições de 2026, quando se abrem no Estado duas vagas ao Senado Federal. O arranjo institucional de tal postulação, por enquanto, ainda suscita algumas interrogações. Tanto o prefeito João Campos quanto a governadora Raquel Lyra mantém aproximações com o Governo Lula. Contrariando o próprio partido, o PSDB - que promulga uma terceira via - a governadora apeou os remanescentes do PL do seu Governo, talvez num gesto de consolidar, ainda mais, a parceria com o Governo Federal. Vamos ver como este maracatu se ajusta até as eleições de 2026. Por enquanto, o ministro faz o dever de casa.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário