pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Ronaldo Caiado dá o start ( e possivelmente o "mote") para 2026.
Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Editorial: Ronaldo Caiado dá o start ( e possivelmente o "mote") para 2026.



Recentemente, o Instituto Paraná Pesquisas realizou um levantamento sobre os índices de aprovação dos governadores de Estados como São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás, entes federados onde se concentram eventuais adversários do petismo nas eleições presidenciais de 2026. Os números são alvissareiros para Tarcísio de Freitas, Ratinho Júnior,  Romeu Zema  e Ronaldo Caiado, todos com índices de aprovação bem superiores, por exemplo, aos escores obtidos pelo presidente Lula. Neste caso é preciso se fazer a ponderação acerca do viés do resultado trazido pela pesquisa, uma vez que o universo pesquisado se insere apenas em Estados governados por opositores declarados do presidente Lula.  

Até por razões estratégicas, neste momento, ninguém assume que é candidato às eleições presidenciais de 2026. O mais bem cotado de todos, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas(Republicanos-SP), se movimenta, até por osmose, neste terreno. Todos governadores que pilotam um Estado como São Paulo tornam-se um candidato "natural' ao Palácio do Planalto. O governador Tarcísio, no entanto, sempre adverte que pretente governar São Paulo por mais um mandato. Pretensões presidenciais, portanto, se houver, apenas em 2030. 

Poderia se imaginar, em princípio, que a estratégia aqui implícita seria a de despistar as inevitáveis especulações em torno do assunto. O danado é que algumas de suas atitudes, de fato, sugerem que ele pode estar falando a verdade. Ele se impôs algumas missões, como ampliar o número de prefeituras ocupadas pelo seu partido, o Republicanos; Manter as prefeituras já sob o controle da agremiação ou de prefeitos aliados; Conquistar a cidade de Guaruhos, que já integrou o chamado "cinturão vermelho", um antigo reduto eleitoral do PT.  

A prefeitura de Santos, cidade onde ostenta altos índices de aprovação depois das operações realizadas pela Polícia Militar na região, também estaria nos seus planos. Segundo matéria assinada na revista Veja pelo jornalista Ricardo Chapola, concluídas essas missões, estranhamente, Tarcísio de Freitas deixaria a legenda e se filiaria possivelmente ao PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro.   

Ratinho e Romeu Zema são igualmente discretos em torno do assunto. Quem não esconde porém que é candidatíssimo às eleições presidenciais de 2026 é o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil, que concedeu uma entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, onde deixa isso claro. Ronaldo Caiado é um nome assimilável pelo bolsonarismo, desde os segmentos mais moderados àqueles mais radicais. Apesar de ser ex-dirigente da UDR e endossar o lema de que "Bandido não se cria em Goiás', por alguma razão, procura manter uma postura equidistante da ala mais radical do bolsonarismo. 

Com ou sem o apoio de Bolsonaro, fiquem de olho nas movimentações do União Brasil, que articula uma federação com os Progressistas e Republicanos; Lutam por ter o controle da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; E alguns dos seus membros endossam o lema de que "Bandido não se cria em Goiás", algo bem parecido com "Bandido bom é bandido morto", que soa como música à extrema-direita renhida, que faz uma oposição cerrada ao Governo Lula.  

Você precisa ler também: 

Herdeiro do bolsonarismo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário