pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Lula minimiza indisposições entre Lira e Padilha.
Powered By Blogger

sábado, 13 de abril de 2024

Editorial: Lula minimiza indisposições entre Lira e Padilha.


O presidente Lula afirmou recentemente que o seu Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, continuará firme como uma rocha na Esplanada dos Ministérios. Será mantido no cargo até por pirraça, ou seja, quanto mais pedirem a cabeça do ministro, mas ele será prestigiado no Governo. Nas coxias, entretanto, sabe-se que as coisas não funcionam bem assim. O Ministro da Casa Civil, Rui Costa, assume cada vez mais papel relevente neste meio de campo entre o Executivo e o Legislativo. 

Padilha é do chamado núcleo duro do petismo. Daqueles atores que, ao ser desligado do Governo, além do ônus pesado a ser pago, tal processo deveria seguir um trâmite de saída honrada, ou seja, a indicação para um outro cargo. Especula-se, nos corredores da capital federal, que Padilha poderia aceitar, por exemplo, uma indicação para o Ministério da Saúde, para desespero do alagoanao Arthur Lira. Sabe-se que o Centrão almeja este cargo há algum tempo. 

Indicar Alexandre Padilha para a pasta, numa eventual saída de Nísia Trindade do cargo, seria, certamente, algo interpretado como mais um gesto de provocação, num ambiente de egos bastante inflamados. Narrativa é algo bastante complicado, com o qual deve-se tomar todos os cuidados possíveis. Lula, por exemplo, aprovou 98% da PEC da saidinha, mas os bolsonaristas estão tratando o fato como um "veto". Um veto a ser derrubado o mais rápido possível, para, numa leitura bem matreira, impor uma nova derrota ao Governo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário