pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Jornal O Globo dá uma força a Tarcísio.
Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Editorial: Jornal O Globo dá uma força a Tarcísio.


Há um conjunto de forças, bastante conhecidas da sociedade brasileira, que estimulam uma candidatura presidencial do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, já nas próximas eleições de 2026, conforme a chamada de matéria do Jornal O Globo. Mesmo que ele, pessoalmente, manifeste seu desejo de continuar à frente do Governo de São Paulo por mais um mandato, sua agenda se encaixa perfeitamente no figurino de uma parcela conservadora da sociedade brasileira, que o deseja vê-lo habilitar-se ao cargo já em 2026. 

O jornal O Globo, em sua edição de hoje, dia 29, dedica três páginas ao governador. Num jantar ocorrido recentemente, em homenagem ao prefeito Ricardo Nunes(MDB-SP), lá estavam alguns desses atores políticos proeminentes, ou seja, aqueles atores que podem costurar e cimentar um pib político e um pib econômico que darão suporte a este projeto. Conforme afirmamos por aqui,ninguém esconde que a reeleição de Ricardo Nunes é um avant premiere desse projeto maior, de olho nas eleições presidenciais de 2026. O Planalto joga todas as suas fichas na eleição de Guilherme Boulos, mesmo conhecendo as dificuldades, que não se restringem apenas àquela praça.  

Neste jantar, além do governador, se fizeram presentes o ex-presidente Michel Temer(MDB), Gilberto Kassab(PSD), hoje o maior enxadrista do tabuleiro político nacional, e representantes do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mais recentemente ficamos sabendo que o próprio presidente Bolsonaro teria sido aconselhado a estimular uma eventual candidatura de Michelle Bolsonaro apenas para apressar a decisão do governador Tarcísio de Freitas(Republicanos-SP).

A agenda administrativa do governador, sob vários aspectos, entra, frequentemente, em rota de colisão com a agenda do Governo Lula 3. Talvez o ponto mais nevrálgico aqui seja a área de segurança pública, onde o governador tenha endurecido o jogo, com relativo apoio de parte da população, possivelmente uma parcela conservadora, identificada com a direita e com a extrema-direita, que amplia seus índices de popularidade, mesmo sob protestos de entidades de direitos humanos. A agenda é tão "orgânica' que o seu Secretário de Segurança Pública, Guilherme Muraro Derrite, também Deputado Federal licenciado, foi o relator da PEC da Saidinha, que inflingiu uma acachapante derrota ao Governo Lula. É dado como certo que o veto mínimo do presidente Lula, permitindo a saidinha de presos em feriados, seja mais uma vez derrotado.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário