pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Flávio Bolsonaro é o nome escolhido por Jair Bolsonaro para sucedê-lo na política.
Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Editorial: Flávio Bolsonaro é o nome escolhido por Jair Bolsonaro para sucedê-lo na política.


Até recentemente, o Ministro Alexandre de Moraes, possivelmente movido pelo agravamento do estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro, solicitou ao juiz das execuções penais um levantamento minucioso do cumprimento da pena imposta ao ex-mandatário, sobretudo no tocante à progressão da pena para um regime semiaberto. A situação não é nada alvissareira. Haveria de se encontrar algum outro argumento para a evolução do cumprimento de sua pena em uma prisão domiciliar, possivelmente com a comprovação de sua precária condição de saúde. Nos últimos dias, ocorreu um estremecimento na relação entre o senador Flávio Bolsonaro e a esposa de Bolsonaro, Michelle Bolsonaro. Afirmamos por aqui que o que estava em jogo, na realidade, era o espólio eleitoral do ex-presidente. 

Hoje, dia 05, Jair Messias Bolsonaro anuncia que o seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, será o representante da família nas eleições presidenciais de 2026. É difícil fazermos aqui alguma previsão sobre como o lançamento da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro pode mexer nas placas tectônicas dos arranjos de forças do campo conservador. Refrear aspirações daqueles candidatos de direita que contavam com um eventual apoio do ex-presidente? Estimular candidaturas que, desde algum tempo, procuravam manter uma equidistância do bolsonarismo, principalmente aquele bolsonarismo mais radical? 

Na realidade, a escolha do nome de Flávio Bolsonaro para sucedê-lo na política não se traduz, necessariamente, como uma novidade. Alguns jornalistas bem-informado já haviam cantado esta pedra há algum tempo. Uma solução caseira era o mais previsível. Embora bem aceita pelo eleitorado bolsonarista raiz, a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, não contava com o apoio da família para uma empreitada desta natureza. Eles desejam reservar a Michelle uma espaço menos relevante, possivelmente uma candidatura ao Senado Federal pelo Distrito Federal. Há rumores que indicam que ela seria candidata, com chances efetivas de êxito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário