Recentemente, escrevemos um romance de mais de 350 páginas, cujos personagens são o escritores José Lins do Rego, Olívio Montenegro e o antropólogo Gilberto Freyre. O texto está sob análise numa editora e, possivelmente, pode vir a ser publicado, caso seja aprovado. Trata-se de um romance biográfico, histórico, onde resgatamos a trajetória da carreira desses "personagens", com ênfase para os aspectos literários dessa relação. Questiona-se bastante, por exemplo, a ascendência literária de Gilberto sobre o escritor paraibano, principalmente no tocante a concepção dos seus principais romances, ou seja, os relacionados ao Ciclo da Cana-de-Açúcar. A inspiração se deu em função de uma espécie de "Viagem da Saudade" realizada pelo antropólogo aos engenhos da família Rego Cavalcanti, assim que retornou de sua temporada de estudos nos Estados Unidos e na Europa. Há sorvete de araticum cagão - o preferido de Gilberto - aroma de canavial, cuscuz com mel de engenho e sumo de cana caiana no romance.
Gilberto dizia que no Brasil tudo seria possível. Estamos diante de um país surreal. Quem jura proteger a Constituição Federal pode rasgá-la ou ignorá-la na rodada seguinte, consoante suas conveniências. Hoje, por ocasião da sessão da CPMI do INSS, arrasta-se uma interminável discussão sobre blindagem de determinados envolvidos em eventuais desvios de conduta em relação às maracutaias com o dinheiro dos aposentados e pensionistas. Até instituições bancárias estão sendo blindadas. Alguns desses bancos lucraram bilhões em empréstimos consignados. Alguns deles, possivelmente, sem autorização expressa dos aposentados. A cada dia se descobre mais podridão envolvendo os escândalos do INSS. O pior é que estamos apenas vislumbrando a ponta do iceberg.
Gilberto morreu em 18 de julho de 1987. Para justificar esta atipicidade do país, ele observava que não se surpreenderia que alguém programasse a realização de um Carnaval para a Sexta-Feira da Paixão. Há uma cidade no Agreste de Pernambuco que, por ocasião desse feriado, organiza uma grande festa, reservando este dia para a maior das atrações, transformando o evento numa espécie de prévia carnavalesca. Nada mais provoca espanto entre nós. Em vão, clérigos da Igreja Católica protestaram contra o evento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário