pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Chuvas fortes em João Pessoa e Recife.
Powered By Blogger

sábado, 20 de abril de 2024

Editorial: Chuvas fortes em João Pessoa e Recife.



Enquanto este editor degusta um chazinho quente e forte de cravo da índia, gengibre e folhas de louro - um coquetel de imunidade-  ouvindo o barulho da chuva batendo na janela, o comendador Arnaldo nos envia um série de fotos sobre as ocorrências registradas no Estado vizinho da Paraíba. No dia de ontem, fortes chuvas caíram na capital, provocando alguns transtornos inevitáveis. Nesses meses de chuva que se aproximam, o Recife deverá passar por um grande teste. 

Historicamente, trata-se de uma capital com um contingente expressivo de sua população residindo em áreas de risco, vulneráveis, portanto, a todo tipo de intempéries. Em 2022, fortes chuvas caíram praticamente em todo o território nacional, provocando grandes tragédias humanas. Recife e Região Metropolitana, sem guarda-chuva - se nos permitem o trocadilho para políticas públicas de prevenção - registrou o maior número de vítimas fatais. 

Louvável o trabalho que está sendo desenvolvido pela gestão do jovem prefeito João Campos(PSB-PE) no sentido de enfrentar esse problema, com uma série de obras nos morros, e antecipando-se às eventuais  tragédias. Escrevemos, num outro momento, até uma postagem tratando deste assunto por aqui. Recife é uma cidade que, infelizmente, apresenta uma vulnerabilidade natural às chuvas. Aliás, para sermos mais precisos, não precisa nem chover. Basta a maré subir para alguma artérias alagarem.  

Originalmente, Recife foi um grande manguezal alagado transformado em cidade pelos holandeses, que a preferiram, aos morros de Olinda. Não é fácil enfrentar este problema aqui no Recife. Trata-se de uma capital ao nível ou abaixo do nível do mar. Depois da ponte do Derby, ali nas proximidades do Clube Internacional, na Benfica, estima-se uma profundidade abaixo três metros e meio do nivel do mar. Uma cratera natural. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário