pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Governo Lula parte para a batalha da comunicação digital.
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quinta-feira, 25 de abril de 2024

Editorial: Governo Lula parte para a batalha da comunicação digital.



Durante um raro momento, o PT esteve bem nas redes sociais, o que contribuiu bastante para viabilizar os seus projetos eleitorais. Mas, conforme afirmamos, este foi um raro momento. Nesta última camanha presidencial, por exemplo, o PT apanhou feio do bolsonarismo pelas redes sociais, embora tenha vencido as eleições. A refrega foi tão grande que eles tentam se recuperar até agora. Na esteira das eleições presidenciais de 2018, as redes sociais cumpriram um papel determinate para eleger o presidente Jair Bolsonaro. 

Aliás, Bolsonaro já teria sido reflexo de um projeto de consolidação política que utiliza-se das redes sociais com o propósito de consolidar o seu objetivo. Jair Bolsonaro, portanto, é cria de um experimento de perfil autoritátio dessa extrema-direita, que tem nas redes sociais um ambiente preferencial para emitirem os seus recados e, consequentemente, orientarem as ações dos seus seguidores. Daí a grende preocupação desses grupos com a sua regulação, o que significaria, em última análise, deixar a chocadeira sem o calor necessário para a reprodução dos seus filhotes. Um deles eclodiu num país vizinho recentemente. 

Estamos na era da pós-verdade, das fake news. Uma mentira, quando bem conduzida pela boiada, com o amparo tecnológico das disparos de Zap's, por exemplo, torna-se uma verdade consolidada, destruindo imagem e reputação. Uma verdade pode seguir um caminho inverso, o que nos conduz à conclusão de que tudo se transformou numa questão de "narrativas" ou o quão pessoas e instituições são capazes de consolidá-las junto à opinião pública. Faz todo sentido os governantes manterem uma preocupação efetiva em relação a este assunto. 

Até mais recentemente o Governo Lula realizou algumas mudanças no setor de comunicação digital, onde voltou a fazer as lives, mas sem muito sucesso. Há uma interrogação aqui que as novas empresas que ganharam a licitação para cuidar deste assunto precisa responder: O eleitor de Lula, diferentemente dos apoiadores do ex-presidente Bolsonaro, não sai às ruas para apoiar o Governo, como ficou comprovado nas últimas convocações. Teríamos por aqui um monte de argumentos para explicar este fenômeno. O que intriga, entretanto, é que, mesmo no aconchego do lar, eles também não estão dispostos, por exemplo, a acompanhar uma live com o morubixaba petista. Não é estranho isso?   

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