pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: O "PIB" político de Ricardo Nunes.
Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Editorial: O "PIB" político de Ricardo Nunes.



Aqui no Estado de Pernambuco, numa tradição que já se repete há anos, um grande empresário do Estado, que possui residência de veraneio em Gravatá - cidade do Agreste, conhecida por sua temperatura amena, sobretudo em algumas épocas do ano - convida políticos, empresários e jornalistas para uma festa onde é comemorado o seu aniversário, que ocorre num período próximo ao final de ano. Os convites para o happy hour são bastante concorridos. O curioso dessa festança é que ela reúne todas as tribos políticas do Estado. Desde a chamada extrema-direita até os ilustres representantes dos trabalhadores, que adoram citar Paulo Freire, residem em bairros chiques da cidade, não dispensam uma boquinha na máquina ou um churrasco com picanha, acompanhado de whisk 12 anos. É a chamada esquerda caviar, que também aqui no Estado tem seus representantes ilustres, em sobem a Serra das Russas para a cerimônia do "beija mão".   

Ao observar a foto tirada com os convivas que participaram de um jantar oferecido ao prefeito Ricardo Nunes, o fato nos fez lembrar do episódio acima. A imprensa deu ênfase aos ilustres políticos que participaram do jantar, entre eles, Gilberto Kassab, Valdemar da Costa Neto, Tarcísio de Freitas, Michel Temer, Rodrigo Garcia, Aldo Rebelo, além  parlamentares, dois deles representando o ex-presidente Jair Bolsonaro. Um time político de peso, daí as especulações em torno de um avant premiere das eleições presidenciais de 2026, que passa, necessariamente, pela eleição deste ano na capital paulista. O termo "PIB" político, da chamada do editorial, portanto, explica-se.   

Uma pesquisa mais apurada acerca dos presentes, certamente irá concluir sobre a presença de atores do circuito empresarial, aqueles que formam opinião e, mais importante, dão suporte financeiros às campanhas. A pesquisa do Instituto Atlas\CNN, divulgada no dia de ontem, não traz muitas novidades, ao apresentar um novo empate técnico entre Boulos e Nunes. Ainda permanece o impasse sobre quem ocupara a vaga de vice na chapa do prefeito que concorre à reeleição. Segundo o próprio Nunes, dez nomes estão cotados. 

Você precisa ler também: 

Novo empate técnico entre Boulos e Nunes  

Nenhum comentário:

Postar um comentário