pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Bolsonaro em Copacabana: Um balanço.
Powered By Blogger

domingo, 21 de abril de 2024

Editorial: Bolsonaro em Copacabana: Um balanço.



Não vamos aqui entrar no mérito da contagem da multidão que esteve presente ao evento convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, hoje, dia 21, na aprazível praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Ao usarmos o termo "multidão' já estamos dando algumas pistas. Vamos ser sinceros. Realmente os eventos com a presença do ex-presidente Bolsonaro são bem prestigiados pelos apoiadores. Eles possuem uma capacidade de organização  e mobilização que precisa ser reconhecida. 

Durante a semana vamos entrar no embate das estatísticas da USP e da Polícia Militar de Tarcísio de Freitas, polarizando a discussão entre os companheiros e os patriotas. Dois aspectos das narrativas discursivas nos preocupam em particular. O bolsonarismo parece ter "terceirizado' os ataques às nossas instituições, em particular aos membros da Suprema Corte, delegando essa missão para um ator em particular, numa estratégia com o propósito de não expor seu líder maior. 

Um outro aspecto diz respeito a uma tese que está se consolidando entre eles, acerca das próximas eleições presidencias de 2026, ou seja, a de que a inelegibilidade de Bolsonaro será revertida e que seu nome já estará nas urnas eletrônicas ainda naquelas eleições. Na realidade, eles preferem as "cédulas", mas o nome do capitão nas urnas já seria bastante festejado. O "Volta, Bolsonaro' passou a ser um mantra entre eles, repetido sempre que o líder participa dos eventos de rua pelo país afora.Um outro aspecto foi a exaltação ao bilionário sul-africano, como não poderia ser diferente, pois ele hoje tornou-se o querinho das hostes bolsonaristas mais radicais, que não poupam elogios ao empresário, hoje tratado por eles como mito da democracia e da liberdade de expressão. Imaginem!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário