pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Greve dos servidores pode comprometer políticas públicas estratégicas para o Governo Lula.
Powered By Blogger

domingo, 14 de abril de 2024

Editorial: Greve dos servidores pode comprometer políticas públicas estratégicas para o Governo Lula.



Todos sabemos que não se trata de uma tarefa muito simples arrumar uma casa desarrumada há algum tempo. É este o quadro de algumas categotias do Serviço Público Federal no país. Em algumas situações específicas, o quadro é ainda mais grave, uma vez que o governo anterior objetivava, deliberadamente, aplicar um torniquete em alguns órgãos, para dar vazão ao seus projetos nefastos. Esvaziar alguns órgãos públicos fazia parte dessa engrenagem perversa, como era o caso do IBAMA, do ICMbio, da Funai. 

No atual momento político, onde várias categotias de serviodores estão mobilizados por recomposições salarias devasadas ao longo do tempo, as instituições citadas acima entram ainda mais fragilizados nas chamadas mesas de negociações. No caso dos órgãos mencionados,  se impõe uma política reestruturadora, para muito além das recomposições salariais justamente reclamadas. Sob o Governo Bolsonaro, algumas instituições federais viraram ambientes de terras arrazadas, onde se instituiu todo tipo de práticas de caráter não republicanos. 

Somente para que tenhamos uma vaga ideia da dimensão do problema, havia minitro do meio ambiente acusado de tráfico de madeira ilegal; presidente de órgão como a FUNAI acusado de grilagem de terras indígenas. Explica-se o fato de a Ministra Marina Silva ter sido talvel a primeira autoridade do Governo Lula a procurar a Ministra de Gestão, Esther Dweck, no sentido de encontrar uma solução para o problema da greve dos órgãos a ela subordinados.

Os órgãos estão parados há três meses, executando apenas funções burocráticas, de acordo com o noticiário sobre o assunto. Ainda existe uma boa vontade entre os servidores e o Governo Federal. A despeito dos problemas, o Governo Lula precisa manter essa boa vontade dos servidores com o Governo - estamos tratando aqui de categorias que sempre emprestaram apoio aos governos e corte progressista - mas é preciso ficar atento aos danos, principalmente no tocante a algumas políticas públicas estratégicas, como é o caso do meio ambiente e em áreas nevrálgicas como educação, onde vários Institutos Federais já pararam as atividades, e os professores univeristários, que ameaçam fazer o mesmo. 

Para entender melhor o assunto, você precisa ler também: 

Greve dos Servidores Públicos Federais

Granada no bolso dos servidores

Nenhum comentário:

Postar um comentário