pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Centrão deseja esvaziar funções do Ministério das Relações Institucionais.
Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Editorial: Centrão deseja esvaziar funções do Ministério das Relações Institucionais.



Depois das indisposições entre o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a relação entre os poderes Legislativo e Executivo, que já não eram boas, ficaram ainda piores. O Ministro da Casa Civil, Rui Costa, com o aval do morubixaba petista, tem atuado neste meio de campo, estabelecendo interlocuções, mas o terreno, como se sabe, é bastante minado. Até recentemente, o senhor Rui Costa fez questão de enfatizar que esta tarefa de interlocuções compete, de fato, ao ministro Padilha. 

Entetanto, ao que se sugere, a relação entre Padilha e Lira atingiu um estágio de desgaste acentuado, o que dificulta enormemente uma reconciliação. Em público, Lula resolveu comprar a briga, prestigiando o seu ministro, que ficará na função até por pirraça,como ele mesmo afirmou. Nos bastidores, ele mesmo sabe que as coisas não funcionam bem assim. Lira já prepara um arsenal de medidas que podem prejudicar o fluxo normal do andamento da avaliação dos projetos de interesse do Governo, como a proposta de criação de cinco comissões simultâneas. 

A metralhadora giratória do Legislativo, aponta, inclusive para o Judiciário, mas o presidente Lira está sendo aconselhado pelos pares a enfrentar um inimigo de cada vez. O Centrão agora sugere retirar o Ministro Alexandre Padilha das negociações das emendas, o que, na prática, esvazia ainda mais as suas funções na pasta. Até recentemente, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, esteve com o senhor Arthur Lira, reestabelecendo um diálogo necessário e tentando distencionar essas relações que se tornaram, ao longo do tempo, complicadas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário