No dia de ontem, 26, o Instituto AtlasIntel\CNN divulgou os dados de uma pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura do Recife, nas próximas eleições municipais. A pesquisa foi realizada no período entre 18 e 23 de abril. Confirma aquilo que a população recifense já sabia, ou seja, o franco favoritismo do prefeito João Campos(PSB-PE), ancorado nos bons índices de aprovação de sua gestão. Os índices obtidos pelo prefeito sugerem que ele pode ser reeleito ainda no primeiro turno daquelas eleições. Trata-se da melhor perfomance obtida por um candidato entre os levantamentos de intenção de voto realizados pelo Instituto em todo o Brasil.
O prefeito crava 71% de aprovação entre bom é ótimo, segundo o levantamento de AtlasIntel\CNN. No final deste post divulgaremos os escores obtidos por todos os pré-candidatos à Prefeitura do Recife. Antes, porém, vamos fazer algumas considerações. No dia de ontem, 26, publicamos por aqui uma postagem informando que os eleitores de Lula preferem votar em João Campos a um candidato do próprio partido do presidente. Embora não se declare pré-candidato, o ex-prefeito João Paulo, que já governou a cidade por dois mandatos, aparece com 7,7% das intenções de voto nesta mesma pesquisa.
Com todo o respeito que temos pelo candidato, é pouco provável que a cúpula burocrática da legenda aposte suas fichas numa candidatura do ex-prefeito. O embate seria bom, uma vez que colocaria frente a frente a discussão sobre quem cuidou melhor das pessoas na capital pernambucana. Mas já faz algum tempo que a burocracia do partido afastou-se desses temas, movida por um pragmatismo eleitoral atroz. Isso passa apenas pela cabeça de alguns cientistas políticos. Assim como o seu pai, em épocas passadas, Campos emparedou o PT, não dando outra opção à legenda. Irão apoiá-lo mesmo sem a indicação do vice na chapa, uma vez que, assim como o pai, João também guarda lá suas desconfianças da tribo política.
A centrífuga da polarização política também produz seus efeitos na capital de todos os pernambucanos. A pesquisa do AtlasIntel constatou um crescimento da candidatura do representante do bolsonarismo no Estado, O ex-Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. Isso deve se repetir em todo o país. Infelizmente. O debate de propostas para as metrópolis fica ofuscado pela rivalidade de duas forças políticas cada vez mais programaticamente parecidas.
A essa altura do campeonato político, os assessores do candidato do bolsonarismo devem estar se debruçando sobre os resulados das eleições presidenciais passadas, prospectando a votação que o capitão obetve no Recife. O primeiro objetivo seria a fidelização desses votos bolsonaristas, o que nos parece que já está sendo sinalizado pelo resultado da pesquisa AtlasIntel. Em junho o capitão desembarca no Aeroporto Internacional dos Guararapes para prestigiar o afilhado. Aproveita para ir até a Princesa do Agreste para prestigiar o candidato do bolsonarismo por lá, Fernando Rodolfo. Torçam para que a recepção ainda no saguão do aeroporto não seja proibida, como ocorreu em João Pessoa, o que deixou Jair Bolsonaro enfurecido e praticamente estragou sua visita à capital paraibana.
João Campos(PSB) - 57,3%
Gilson Machado(PL) - 21,4%
João Paulo(PT) - 7,7%
Dani Portela(PSOL) - 4,6%
Daniel Coelho (PSD) - 3%
Técio Teles (Novo) - 1,8%
Túlio Gadelha (Rede) - 0,8%
Você precisa ler também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário