O SIAF - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal pode ter sido invadido. O Governo já acionou a Polícia Federal para investigar a possível invasão do sistema de pagamentos e liberação de recursos do tesouro. Até o momento, o Governo não dá informações sobre eventuais desvios indevidos de recursos que possam ter ocorrido, mas se alguém invadiu o sistema não poderia ser com outra finalidade que não esta. Por razões óbvias, há uma série de requisitos de segurança exigidos pelos servidores públicos com acesso ao sistema.
O percentual de servidores com a senha de acesso ao sistema é um número bastante reduzido. O Ministério da Fazenda informou que o sistema não teria sido violado de fora, ou seja, não teria sido hackeado. A Polícia Federal trabalha com a hipótese de servidores envolvidos na irregularidade. A ABIN também acompanha as investigações do caso, possivelmente muito raro no contexto da administração pública nacional. Não nos ocorre precedentes em relação ao assunto, mas existe a possibilidade de estarmos enganados. Melhor estarmos enganados.
Vamos aguardar o resultado das investigações que estão sendo encaminhadas pela Polícia Federal, que vem realizando um trabalho de excelência neste Governo, mas preocupa-se, como observamos recentemente, com corte de verbas, que podem prejudicar sensivelmente algumas de suas atividades.
P.S.: Contexto Político: Conforme suspeitávamos, já se admite o desvio de recursos dos sistema, em montante não revelado, de verbas que seriam destinados ao pagamento da folha de servidores públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário