A Bahia, conforme observa a coluna, mesmo dando a Lula 72% dos votos na última eleição presidencial, tem apenas quatro ministros no Governo. Recentemente, também perdeu o líder do Governo no Senado Federal, Jaques Wagner, defenestrado do cargo quando teve o seu nome associado a escândalos envolvendo o Banco Master. Sai um baiano da chamada "República do Acarajé" e entra a senadora pernambucana Tereza Leitão, mulher de partido, fiel escudeira do Governo Lula, ilustre representante da "República do Leão do Norte". O Ministro Sílvio Costa Filho, que deixou o Ministério da Pesca recentemente, era um dos mais elogiados por Lula. André de Paula, que assumiu o Ministério da Agricultura, na cota do PSD, é um rebento da escola de Marco Maciel.
José Múcio Monteiro, Ministro da Defesa, é conhecido por sua habilidade na arte da conciliação, do apaziguamento. Lula não o dispensa, principalmente porque ele gerencia uma área das mais complexas, a militar, onde os reclames são grandes, principalmente em relação ao contingenciamento de verbas. Os pernambucanos são bons de conversas, articulações e até bons gestores. Isso explica, em parte, a ocupação de espaços relevantes no Executivo Federal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário