pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: FUNDAJ promove encontro Museu Educador
Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

FUNDAJ promove encontro Museu Educador


TEMPO, MEMÓRIA E CONTEMPORANEIDADE.
 
 
 
 
A Coordenação de Museus e Restauro por meio da Coordenadoria de Programas Educativos Culturais, promove o Encontro Museu Educador com o objetivo de propiciar aos profissionais da área, um debate teórico e metodológico sobre a história social da memória, através do tema “Tempo, memória e contemporaneidade”, a ser ministrado pelo professor Dr. Antônio Paulo Rezende.
Data: 29 de agosto de 2012
Horário: das 14h às 18h
Local: Museu do Homem do Nordeste.
Av. Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte – Recife - PE.
Fones: (81) 30736333 / 30736331.
:: Saiba mais sobre o palestrante:
O professor Doutor Antônio Paulo Rezende, possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1981), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992) e Pós-doutorado pela mesma instituição (1998). É professor adjunto II da Universidade Federal de Pernambuco, consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da FAPESP. Membro do conselho editorial da Revista Saeculum – Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba e da Clio- Nordeste- História Programa de Pós- graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua no grupo de pesquisa: História, Política, Memória e Imagens do Cnpq. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história, cultura, imaginário, modernidade e memória. O seu tema atual de pesquisa é relacionado com história da solidão no Recife dos anos 1930.
:: Programa do Encontro:
1- A história e a construção da possibilidade;
2- A memória: escolhas e relações;
3- A cultura:
Ordem e transgressão;
Dominação e autonomia;
Significados e socialização;
Incompletude e tragédia;
Permanências e identidades.
4- Contemporaneidade:
Informação e diversidade
Consumo e aparência
Individualismos e autonomia
Solidão e desamparo
:: Ficha de Inscrição
 
Assessoria de comunicação da FUNDAJ
 
Nota do Editor: Em nossa passagem pelo CFCH, nunca tivemos a oportunidade de pagarmos um disciplina com Antonio Paulo de Resende, mas jamais deixei de prestigiar suas palestras sobre o Movimento Operário, um dos seus temas de estudo. Numa de suas palestras sobre o Movimento Anarquista, depois de dissecar sobre as características do movimento, súbito volta-se para a platéia para lembrar que os anarquistas, certamente, também não simpatizavam com a Igreja Católica, uma instituição bastante hierarquizada. Paulo é boa gente e tivemos a oportunidade de ser examinado por ele na nossa defesa de dissertação de mestrado. Esperamos que sua "legião" de ex-alunos e admiradores possam prestigiá-lo no próximo dia 29 do corrente no Museu do Homem do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário