pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Bolsonaro é recebido por apoiadores na Paraíba.
Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Editorial: Bolsonaro é recebido por apoiadores na Paraíba.



O ex-presidente Jair Bolsonaro cumpre agenda no dia de hoje na capital paraibana, João Pessoa, e na cidade de Cabedelo, região metropolitana do Estado, onde reforça a campanha de seus correligionários, de olho no pleito municipal que se aproxima. Na capital parabiana, depois de uma grande virada de mesa onde foram apeadas figuras bolsonaristas carimbadas, o médico Marcelo Queiroga assumiu a condição de candidato a prefeito da cidade pelo PL. Embora haja uma liderança do atual gestor Cícero Lucena(PP-PB) na primeira pesquisa de intenção de voto para 2024, as forças do campo conservador e de direita estão bem arregimentadas, sobretudo em razão das fragilidades das forças do campo progressista, que não conseguem construir um consenso em torno de um candidato que possa reuní-las num só palanque. 

Há uma possibiidade de que o PSB e o PT possam referendar o nome de Cícero Lucena, do Progressistas, mas ainda existem muitas disputas internas e brigas intestinas, conforme enfatizamos por aqui. Enquando isso, o bolsonarismo faz a festa no reduto petista, tomando aquele café da manhã no famoso Mercado da Mangabeira, onde são servidas verdadeiras iguarias da culinária nordestina, paraibana em particular. O PL pode montar uma chapa puro-sangue, formada por bolsonaristas raízes para disputar o próximo pleito. 

Cícero não é bem aquele candidato que a esquerda paraibana se sentisse à vontade em apoiar. Ele tem perfil e eleitores no campo conservador, que poderiam, facilmente, migrarem para o outro lado, mediante alguns incentivos. É um risco, portanto, creditar à sua candidatura uma opção realmente segura de fazer frente ao bolsonarismo na capital de todos os paraibanos. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário