pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Caruaru: O primeiro round entre João Campos e Raquel Lyra.
Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Editorial: Caruaru: O primeiro round entre João Campos e Raquel Lyra.

 


Todo mundo sabe a importância que tem a cidade de Caruaru nas eleições estaduais em Pernambuco. A Princesa do Agreste, como a terra de Vitalino ficaria conhecida, é uma das vértices do chamado Triângulo das Bermudas, ou seja cidades que, pela sua importância estratégica, podem ditar os rumos de uma eleição no Estado. Pelo seu poder de "irradiação", a cidade não é desprezada até por candidatos presidenciais - que costumam passar por lá no período - assim como também com a cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba. No atual momento político, temos alguns ingredientes novos, como o fato de a governadora do Estado, Raquel Lyra(PSDB-PE), ser filha da cidade e integrar uma nucleação política tradicional naquelas terras, a família Lyra. 

A família deverá jogar todas as suas fichas politicas para não permitir uma refrega naquela praca, com a derrota do seu candidato Rodrigo Pinheiro, também tucano como a governadora. O prefeito do Recife, João Campos(PSB-PE), por outro lado, tem prestigiado o quanto pode o seu candidato a prefeito José Queiroz, integrante de um clã rival dos Lyra na cidade. Esteve presente ao lançamento de sua candidatura e deverá marcar presença durante a campanha, uma vez que se trava ali, possivelmente, o primeiro round das eleições de 2026, quando ambos poderão estar na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. 

Raquel, para renovar o contrato de locação por mais quatro anos, e o prefeito para dar prosseguimento ao seu grande projeto político em curso, que tentará reproduzir a trajetória política do ex-governador Eduardo Campos, o seu pai. O Instituto Opinião, contratado pelo blog do Magno Martins, apresenta, no dia de hoje, a primeira songadem de intenção de voto realizada na cidade, com relativa vantagem para o atual gestor. Os escores são os seguintes: Rodrigo Pinheiro, 32,4%; José Queiroz, 22,1% e o Delegado Lessa, que crava 12,8% das intenções de voto. 

Não conhecemos o Delagado Lessa, tampouco suas eventuais ligações com o bolsonarismo, mas é um fato que ele poderá se constituir no fiel da balança nessas eleições, caso prevaleça a polarização entre Rodrigo Pinheiro e Zé Queiroz. Curiosamente, nessas andanças pela região Nordeste, salvo mehor juízo, quando desembarcar em Pernambuco, o ex-presidente Jair Bolsonaro deverá passar pela cidade de Caruaru.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário