pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Datena filia-se ao PSDB. Vice de Tabata ou candidatura própria dos tucanos?
Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Editorial: Datena filia-se ao PSDB. Vice de Tabata ou candidatura própria dos tucanos?



O apresentador José Luiz Datena deve filiar-se ao PSDB nesta quinta-feira, 04\04. O partido enfrenta uma grave crise no plano nacional, com alguns componentes específicos na capital paulista, onde deve ocorrer uma revoada de sua bancada, formada por seis vereadores. Os vereadores gostariam que o partido apoiasse o projeto de reeleição do atual prefeito, Ricardo Nunes, mas as conversas entre os dirigentes das duas legendas, PSDB e MDB, não prosperaram. 

Uma das exigêndias dos tucanos seria ocupar a vice na chapa de Ricardo Nunes, um imbróglio ainda não equacionado, mas com a prevalência de o PL indicar o nome. PL ou mais especificamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, que sugeriu, a princípio, o nome do coronel Mello, ainda não completamente digerido, dadas as suas vinculações a um bolsonarismo mais radical. O coronel Mello é ex-comandante da Rota, as Rondas Ostensivas Tobias Aguiar. Segundo avaliações do staff de Nunes, o nome indicado não agregaria elementos eleitorais à chapa. 

Diante do impasse, restou aos tucanos estbelecer negociações com a Deputada Federal Tabata Amaral, candidata dos socialistas, mas com um perfil de centro, inclusive com o apoio efetivo de um antigo tucano, Geraldo Alckmin. Seria uma candidata que se conformaria às expectativas ou plataforma política do partido, que se coloca como um contraponto à polarização entre petistas e bolsonaristas. Os tucanos, no entanto, insistem na indicação do nome a vice na chapa, já prometida ao apresentador José Luiz Datena, que hoje filia-se ao PSDB. A questão que se coloca é: Filiou-se como um gesto no sentido de acomodar a aliança entre PSDB e PSB ou existe a expectativa de uma candidatura própria do tucano? É esperar para ver.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário