pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Fugitivos da penitenciária de Mossoró são recapturados no Pará.
Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Editorial: Fugitivos da penitenciária de Mossoró são recapturados no Pará.



Num trabalho de inteligência realizado pelas polícias Federal e Rodoviária Federal, que monitoravam o comboio que dava fuga aos detentos que fugiram do Presídio Federal de Segurança Máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte, finalmente eles foram localizados e recapturados no Estado do Pará, há 1600 KM do local onde se deu a fuga. São lances cinematográficos, meus caros leitores, principalmente pelo grau de complexidade em torno de se estabelecer o que são informações verídicas e o que são informações "plantadas", com o objetivo claro de confundir a polícia e, de quedra, também a opinião pública. 

Até recentemetne foram anunciados os dados e relatórios finais sobre este caso. Foram mobilizados, durante um mês, algo em torno de 600 homens, a um custo superior a dois milhões de reais. Embora tenham sido presas pessoas que estariam ajudando na fuga dos detentos, foi descartada, a partir de um determinado momento, a possibilidade de os presos contarem com algum tipo de facilitação, ainda na prisão, envolvendo agentes públicos. Ocorreram falhas e essas serão punidas, com o afastamento de alguns pessoas e a instauração de um inquério administrativo disciplinar que envolve dez agentes públicos. 

Agora vem as contravérsias em torno do assunto. A princípio se dizia que os fugitivos haviam sido abandonados pela facção à qual pertencem, o Comando Vermelho, e estariam jurados de morte, uma vez que condenados em razão de tentarem criar uma dissidência no grupo. Pelo andar da carruagem policial, não teria sido bem assim. Eles teriam recebido apoio do grupo, ao ponto de contarem com "batedores" que davam suporte e apoio logístico aos fugitivos. Seis pessoas foram presas na abordagem da polícia. Outra questão complicada era a informação, segundo dizem da própria força-tarefa que estava envolvida na recaptura dos prisioneiros, de que eles ainda estariam em Mossoró, provavelmente escondidos em alguma caverna. Neste caso, sobrou até para os cães farejadores, que não podem se defender.  

A recaptura dos presos, por razões óbvias, foi muito comemorada pelas autoridades do Governo, principalmente no Ministério da Justiça, hoje sob o comando do ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski, que comunicou ao presidente Lula o ocorrido. Mal sentou na cadeira de Ministro da Justiça e Lewandowski já se deparou com a crise provocada pela primeira fuga de um presídio de segurança máxima no país. Tomou as providências atinentes ao caso, mas a recaptura dos fugitivos seria uma questão de honra. Mantendo o simbolismo, dizem até que eles devem voltar para o mesmo presídio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário