pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Nova pesquisa da Quaest sobre a aprovação do Governo Lula.
Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Editorial: Nova pesquisa da Quaest sobre a aprovação do Governo Lula.



Salvo por algum erro deste editor, tudo indica que os assessores de comunicação do Palácio do Planalto podem ter chegado a conclusões equivocadas acerca dos reais problemas enfrentados pelo Governo Lula, ou seja, na identificação correta sobre os reais problemas que estão minando a sua aprovação junto à população. Caso persistam nesses erros, conforme discutimos por aqui, não surpreende que a situação esteja somente piorando desde então. É preciso dá um tempo, desde que o diagnóstico esteja correto. As novas estratégias de comunicação, no entanto, sugerem que há dúvidas sobre o diagnóstico.  

Neste aspecto, o morubixaba petista tem sido bastante comportado, seguindo à risca as orientações do seu novo marqueteiro, lendo os dircursos em público para não cometer novas derrapagens verbais; Fazendo cooper matinal nas imediações do Planalto; Plantando árvores na residência quando os afazeres permitem. A nova pesquisa da Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, saiu no dia de hoje, 11, e, dependendo para onde se olha, traz boas e más notícias para o morubixaba petista. 

A pesquisa foi realizada em redutos oposicionistas tradicionais, como os Estados de São Paulo, Minas, Goiás e Paraná, todos governandos por atores políticos de alguma forma vinculados à oposição mais radical ao Governo, que aspiram um dia concorrer à Presidência da República. Embora os índices de aprovação sejam inferiores ao de desaprovação, Lula melhorou  seus índices de tendência eleitoal nesses Estados, quando comparados às eleições presidenciais de 2023. Aqui se encerram as notícias boas para o Planalto. 

Os governadores Tarcísio de Freitas, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Ratinho Júnior ostentam índices de aprovação muito superiores aos do presidente Lula, o que significa dizer que decolariam bem de suas bases caso viessem a enfrentar o petista numa disputa direta pela Presidência da República. Em todos esses Estados, os escores de desaprovaçaõ de Lula são superiores aos de aprovação, o que, certamente, ainda mantém o Planalto em sinal de amarelo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário