pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: "Intimidades geram filhos e aborrecimentos."
Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de maio de 2025

Editorial: "Intimidades geram filhos e aborrecimentos."


Ontem, 28, igualmente em razão de inaugurações de obras hídricas decorrentes do projeto de transposição do Rio São Francisco, o presidente Lula esteve na cidade de Cachoeira dos Índios. A princípio, estranhou-se a ausência do deputado Hugo Motta, Presidente da Câmara dos Deputados, ao evento, ausência justificada em razão dos compromissos de trabalho em Brasília. Analisando o processo mais nitidamente, verificou-se, na realidade, a ausência de parlamentares ligados aos partidos do Centrão, alguns deles, em tese, integrante da fluída base de apoio do presidente da República. A política é feita de gestos e, por consequência, a presença de um parlamentar num evento pode significar muita coisa. Curiosamente, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, que tenta costurar apoios para o seu projeto de ocupar a cadeira do Palácio Redenção, esteve presente ao evento. 

Hugo Motta tem sido muito criticado pela Oposição em razão dessas intimidades com o Executivo e com o Poder Judiciário. Há situações onde a presença se impõe, como há situações em que a liturgia do cargo recomenda distância regulamentar. Esse negócio de churrasquinhos e convescotes nem sempre produzem efeitos positivos, principalmente quando o sujeito ocupa cargos estratégicos. Brasília se tornou um caldeirão de indisposições políticas. As mudanças relativas ao IOF é a bola da vez. Os congressistas dizem que, em nenhum momento, foram consultados pelo Executivo. Articulação zero. Até o eterno aliado Davi Alcolumbre andou reclamando do Governo. O Governo Lula 3 passa por um momento delicado, onde as mudanças de nomes não se traduzem em resultados melhores. Seja na Comunicação, na Articulação Política ou seja na Fazenda, como já se especula e discutimos mais cedo. 

Não há um outro presidente do país mais citado do que o ex-presidente Jânio Quadros quando o assunto é folclore político. É atribuída a Jânio Quadros uma expressão que se tornou bastaste popular: intimidades geram filhos e aborrecimentos. A expressão teria sido usada durante uma entrevista onde um estudante começou a tratá-lo cerimoniosamente como Vossa Excelência e, com o desenrolar da entrevista, passou a tratá-lo como tu. Foi interrompido e advertido pelo ex-presidente. É isso. Quando essas intimidades vão bem, geram filhos. Quando vão mal, aborrecimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário