pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Faria Lima corteja Ratinho Junior.
Powered By Blogger

sábado, 31 de janeiro de 2026

Editorial: Faria Lima corteja Ratinho Junior.



Há alguns dias, os analistas políticos passaram a estranhar o avanço da candidatura de Ratinho Junior, governador do Paraná, nas pesquisas de intensão de voto. Mostramos que Ratinho Junior, além de mostrar-se convincente sobre a sua candidatura presidencial - o que poderia passar uma imagem bastante positiva aos eleitores - também passava a angariar a simpatia da Faria Lima, principalmente avançando sobre as indecisões e dependência política do governador Tarcísio de Freitas, que já havia, inclusive, sido "verificado". Aliás, desde muito tempo. Tentou o apoio de Bolsoanro, mas, numa visita recente à Papudinha, todas as suas esperanças foram frustradas. Quem disputa o Palácio do Planalto com o apoio do capitão é mesmo senador Flávio Bolsonaro. Restou a Tarcísio, montar o palanque do senador no maior colégio eleitoral do país. 

Ontem ficamos sabendo que, também por interferência do capitão, a rebelião do governador Jorginho Mello, de Santa Catarina, não deu em nada. Esperidião Amim - político com larga experiência e identificado com as hostes conservadora - perdeu a vaga para Carlos Bolsonaro. Hoje, em matéria da revista Veja, ficamos sabendo que o PIB organiza uma grande almoço com a presença do governador Ratinho Junior, indicador claríssimo de uma tendência que se esboça neste momento, preenchendo o vácuo de uma candidatura que represente os interesses conservadores. Hoje Gilberto Kassab falou sobre a formação de uma chapa puro sangue. Pelo andar da carruagem política, Ratinho e quem mais? Sem contar que os três nomes apresentados pelo PSD não poderiam contar com um melhor padrinho político. 

O PT já se prepara para a batalha paulista. Quer evitar que Tarcísio de Freitas seja reeleito no primeiro turno. Simone Tebet, que deixou o Ministério do Planejamento, é o primeiro reforço. Fala-se em Fernando Haddad como candidato ao Palácio dos Bandeirantes. Correndo noutra raia, mas desejando o sinal verde do Planalto, Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente.  A rigor, fala-se, amiúde, que Geraldo Alckmin poderá completar a escala do timaço com quatros ministros. Tudo para amealhar o equilíbrio de votos que Lula precisa no maior colégio eleitoral do país. Principalmente agora, onde os problemas são evidentes em seu principal reduto eleitoral, o Nordeste. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário