pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O PT que não aceita Raquel Lyra.
Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Editorial: O PT que não aceita Raquel Lyra.



Existe um PT bom de briga. Conforme já discutimos numa outra oportunidade, e isso não é necessariamente ruim. Ao contrário, este PT brigão é aquele mesmo responsável pela saúde da democracia interna da legenda, aquele que se insere junto aos movimentos sociais orgânicos ou de base. É aquela ala do partido que respeita as decisões dos filiados, que aprovam candidaturas da legenda mediante compromissos públicos e partidários. Nas eleições passadas, em João Pessoa, por exemplo, o grupo comprou uma briga com o Grupo Eleitoral, que agia nacionalmente, uma vez que o diretório municipal havia deliberado em assembleia que os postulantes do partido à Prefeitura de João Pessoa passariam por um prévia, onde o vencedor seria homologado. 

No final, a Executiva Nacional decretou uma espécie de intervenção branca, indicando um nome que não tinha capilaridade orgânica com a legenda e ele acabou se dando mal no pleito. A direção municipal do partido à época deixou claro que não se mobilizaria com o mesmo empenho em torno do nome determinado pelo Grupo Eleitoral. Aqui no Recife, existe uma ala da legenda que defende uma aproximação maior com a governadora Raquel Lyra, do PSDB. As sondagens neste sentido envolvem até mesmo figuras de proa da legenda, com assento na Esplanada dos Ministérios. A questão é que, enquanto esse grupo deseja a filiação da governadora, talvez integrar o governo e articular alianças visando as eleições de 2026, já existe um grupo que integra o Governo Municipal de João Campos e não deseja a filiação da governadora ao partido. Este grupo que apoia João Campos ocupa três secretarias municipais. 

Curiosos são os pronunciamentos de Cirilo Melo, presidente municipal da legenda, ao abordar este assunto, em matéria do Jornal do Commércio publicada no dia de hoje, 17. Segundo dizem, o prefeito João Campos, com o prestígio em alta em Brasília, principalmente em razão do trabalho exitoso de sua equipe nas redes sociais, não anda nada satisfeito com essas movimentações da legenda em torno da governadora Raquel Lyra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário