As pesquisas que apontam intenções de voto para as eleições de 2026 já estão sendo divulgadas pelos institutos há algum tempo. Sob certos aspectos, 2026 é logo ali. Em Brasília, o morubixaba petista se movimenta no sentido de viabilizar o seu nome para aquele pleito, uma vez que não há outro nome no horizonte das forças do campo progressista. O próprio Lula criou um problema por aqui. No campo conservador e da direita o problema é o contrário, ou seja, há uma penca de nomes que estão se movimentando no sentido de assegurar o seu lugar ao sol do Planalto em 2026. No dia de ontem, 13, o Paraná Pesquisas divulgou uma pesquisa com a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro para a disputa, onde ele aparece com percentuais acima do petista, mas ainda dentro da margem de erro. O fato, naturalmente, atiçou as hordas bolsonaristas pelas redes sociais.
Lula precisa superar uma corrida de obstáculos até viabilizar o seu nome para o pleito. Conforme afirmamos naquela postagem, as perspectivas hoje não são alvissareiras, pois a gestão enfrenta dificuldades em áreas sensíveis junto ao eleitorado. No somatório geral, a avaliação negativa do Governo Lula3 já supera a avaliação positiva. O Governo parece creditar ao mago Sidônio Palmeira, marqueteiro que assumiu a SECOM recentemente, o milagre da recuperação de imagem. Sidônio recebeu carta branca, está atuando junto aos ministérios, destravou verbas para a propaganda institucional, mas, apesar de ser baiano, não faz milagres, tampouco trouxe o nosso Senhor do Bonfim para assessorá-lo no órgão.
Aqui em Pernambuco, as especulações continuam em torno de uma eventual participação no pleito de 2026 do atual prefeito do Recife, João Campos. Vamos nessas especulações até o prazo final de desincompatibilização do cargo. Sem confirmar ou negar nada, o prefeito se movimenta como quem não deixará o cavalo passar selado se houver alguma chance de se transferir do Palácio Capibaribe para o Palácio do Campo das Princesas, numa carreira política que pretende reproduzir a trajetória do pai. As malas já estão prontas. No dia de ontem foi divulgada uma pesquisa, realizada pelo Instituto Real Time Big Data, onde ele desponta com 69% das intenções de voto, enquanto a governadora Raquel Lyra, que disputará a reeleição, crava 22%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário