pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Planalto irá protestar contra o 8 de janeiro.
Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Editorial: Planalto irá protestar contra o 8 de janeiro.


Na verdade, o termo correto é repudiar o 8 de janeiro. Na realidade, a comemoração, neste caso, se deve ao fato de termos superado mais uma tentativa de golpe de Estado no país, o que sugere que o Governo Lula3 possa se posicionar em relação ao ocorrido. Este terceiro Governo Lula não anda bem das pernas. A torcida é sempre para que esses problemas sejam superados nestes dois anos que restam. Não sabemos se realmente procede, mas estávamos lendo a pouco que existem setores que atuam dentro da SECOM com absoluta autonomia, sem o controle do titular da pasta. Se existe isso, há algo de muito errado com esse organograma. Isso ajuda a explicar porque as coisas não andam bem na comunicação institucional. Não é tudo, mas explica um pouco. Panela onde muita gente mexe, põe a perder a vaca atolada. 

Em 2024, quando o golpe civil-militar de 1964 fez aniversário de 60 anos, uma determinação do morubixaba petista preconizou que fossem interrompidas quaisquer manifestações contrárias àquele aniversário. Segundo dizem, até dinheiro público já havia sido empenhado pelo Ministério dos Direitos Humanos. A atitude, em tom conciliador, com o propósito de evitar animosidades com as Forças Armadas, produziu um ruído infernal junto às organizações de direitos humanos e entre os setores mais identificados com as bases históricas de sustentação do petismo. Até um museu havia sido proposto pelo então Ministro da Justiça, Flávio Dino, com base numa experiência chilena. 

Agora, independentemente de eventuais novos ruídos com os militares, alguns deles inclusive arrolados na última tentativa de golpe, o Governo Lula3 anuncia que irá comemorar a passagem do 08 de janeiro, na capital federal e em Araraquara, onde Lula esteve no período, acompanhando as ações do Governo Federal em relação às fortes chuvas que atingiram a cidade. O governo está precisando calibrar a sua bússola política. Não enxergamos algum acerto por aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário