pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Em favor da democracia sempre.
Powered By Blogger

sábado, 4 de janeiro de 2025

Editorial: Em favor da democracia sempre.



Infelizmente, as ameaças às instituições democráticas são uma constante no país. Tais instituições são, em princípio, frágeis, quando observadas, por exemplo, mesmo entre teóricos que guardavam divergências entre si, a exemplo de Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda, dois dos maiores intérpretes do país. Nós não temos uma democracia consolidada. Há um imenso abismo de desigualdades sociais e econômicas, associados a um passado histórico que não nos credencia a uma coexistência com uma democracia política perene. Há um desequilíbrio não aconselhável entre democracia substantiva e democracia política. 

Esses percalços históricos, longe de esmorecer os nossos ânimos, devem nos estimular no sentido de superarmos essas dificuldades e, um dia quem sabe, construir um sistema democrático perene, menos infenso às recorrentes tentativas de desmonte. Nos últimos dias, atores políticos comprometidos com este projeto de democracia do país estão se pronunciando a este respeito, dimensionando o perigo que as nossas instituições democráticas correram em 08 de janeiro. Realmente temos razões de sobre para as preocupações. Não é algo a ser minimizado, tampouco anistiado. A tentativa de desmonte do edifício democrático no país ocorreu em várias etapa, não se restringindo ao que alguns tratam como o badernaço da capital federal. O resultado do pleito foi questionado, ocorreram reuniões onde o Estado de Exceção foi proposto, autoridades públicas deixaram de cumprir os seus deveres constitucionais... um enredo nebuloso.  

O Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou um vídeo tratando dessa questão nevrálgica para o país e irá se manifestar publicamente por ocasião da data, em protestos que ocorrerão em Brasília e em Araraquara.  Para o evento de Brasília, ao que se sabe, Lula teria convidado todo o seu staff político. Em favor da democracia sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário