Segundo dizem, o novo ministro da Secom, Sidônio Palmeira, já havia caído em campo para tentar estancar a sangria das fake news que foram disseminadas em relação às novas regras que a Receita Federal havia determinado em relação às operações com Pix. Antes que isso ocorresse, no final da tarde de ontem, depois de um estrago de imagem enorme que já havia sido produzido, o Governo voltou atrás, revogando a instrução normativa em torno do assunto. Fica tudo como era antes em relação às operações com Pix, para alívio de inúmeros brasileiros, principalmente pequenos comerciantes, prestadores de serviços, pessoal dos aplicativos, microempresários, que tem neste instrumento sua prioridade no que concerne às transações financeiras.
Há toda uma mobilização de autoridades federais no sentido de judicializar essa questão, identificando e punindo com os rigores da lei aqueles atores que teriam espalhado a notícia falsa de que o Governo pretendia taxar as operações com Pix. Os dispositivos de disseminação de fake news tornaram-se um dos instrumentos mais perniciosos desse subterrâneo da política que passamos a enfrentar nos últimos anos, onde a mentira, aliada a instrumentos de tecnologias modernos, tornou-se uma arma política poderosa nas mãos da extrema direita. Outro dia alguém mencionou até um nome técnico específico para se referir a este fenômeno. O vídeo divulgado pelo político mineiro Nikolas Ferreira atingiu mais de 220 milhões de pessoas, incorporando ao seu perfil, em apenas uma das redes sociais, 13 milhões de novos seguidores.
O Governo Lula3, no entanto, precisa fazer uma autocrítica em torno do assunto. A gestão não vai bem, a medida impopular foi amplamente repelida pela população, tomada em momento inoportuno, o que deverá produzir estragos ainda maiores na imagem do Governo. Declarar guerras às big techs, sem que se faça uma correção de rumo na gestão não irá resolver o problema. O Governo Lula3 não enfrenta apenas um problema de comunicação. O Governo precisa ter o que comunicar, retomando o diálogo com amplos segmentos sociais que se distanciaram do discurso superado da legenda do PT. Eis aqui a grande missão de Sidônio na Secom: identificar as aspirações desses segmentos brigados com o Governo e, preferencialmente, não contrariá-los com medidas impopulares.
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