Abrimos a nossa caixa de e-mails, numa manhã de domingo, e nos deparamos com uma mensagem abusada de uma internauta, indignada por termos feito alguma confusão com uma das praias do nordeste. O problema não seria tão grave, não fosse o seu contexto, ou seja, estávamos, na ocasião, nos referindo, no primeiro dia do ano, ao valor de um peixe da espécie cioba, vendido pela bagatela de R$ 750 reais, acompanhado com pirão, fritas e verduras. A ilustre senhora, que assina o e-mail como Irene, uma comerciante da orla de Sergipe, informa-nos que, em sua praia, é possível comer o mesmo peixe por uma valor bastante inferior.
Havíamos confundido a Praia do Poço, de onde saem os catamarãs que levam à croa de Areia Vermelha, que se forma durante a maré baixa, em Cabedelo, com a praia do Saco, uma das mais badaladas da orla em Sergipe, que já foi apontada por uma revista francesa como uma das mais belas do mundo. Quando estivemos por ali, gostávamos mesmo era de frequentar os mesmo redutos do escritor Jorge Amado, em Mangue Seco, já na fronteira entre o estados de Sergipe e Bahia. Lá ainda existe alguns espaços preservados, como a casa\restaurante onde o escritor costumava comer sossegado seu sururu, sua moqueca de peixe com bastante óleo de dendê, além da casa de Tieta do Agreste, onde algumas cenas da novela foram gravadas, interpretada por Betty Faria no auge de sua carreira. Betty tinha tanto interesse em fazer o papel de Tieta que adquiriu os direitos autoriais do autor.
Na realidade, como nos confidenciou um nativo, Jorge Amado se escondia por ali, em razão das perseguições políticas. "Saco" é um termo geográfico, principalmente dado uma enseada protegida por baías. Alguns falam que a geografia não tem nada a ver com isso. O nome faz referências aos sacos de areia que foram colocados no local para conter o avanço do mar, que também é um fenômeno geográfico, afinal. A rigor, ambas as versões são verdadeiras. Polêmicas a parte, trata-se de uma das praias mais badaladas de Sergipe, localizada na cidade de Estância, a 70 km de Aracaju. A Praia do Poço, em Cabedelo, fica na Região Metropolitana de João Pessoa.
Como, em tais situações, explicações e pedidos de desculpas são insuficientes, prometemos a Dona Irene que, na primeira oportunidade que tivéssemos voltaríamos à sua praia do Saco para experimentarmos a sua fritada de cioba, acompanhada dos mesmos ingredientes daquela preparada na croa da Praia de Areia Vermelha, em Cabedelo. Em todos os bares ou barracas de praia, os leitores atentos já devem ter percebidos, existe sempre uma Irene que prepara os melhores pratos. Na praia do Saco, em Sergipe, não deve ser diferente. Um afetuoso abraço, Dona Irene.
Nenhum comentário:
Postar um comentário