pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: O xadrez político das eleições estaduais de 2018, em Pernambuco: Intensificam-se as articulações de olho em 2018.
Powered By Blogger

sábado, 18 de novembro de 2017

O xadrez político das eleições estaduais de 2018, em Pernambuco: Intensificam-se as articulações de olho em 2018.

Resultado de imagem para Jarbas e geraldo alckmin


José Luiz Gomes da Silva

Cientista Político


Como disse em editorial publicado aqui no blog, a decisão do ministro Bruno Araújo(PSDB) em deixar o Governo Michel Temer foi marcada por muitas polêmicas. Mais até do que deveria, uma vez que já se esperava o desembarque dos tucanos do Governo, algo advogado por aves emplumadas do ninho, como é o caso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador paulista, Geraldo Alckmin(PSDB), que deseja entrar na disputa pelo Palácio do Planalto em 2018. O pernambucano resolveu pular fora antes mesmo do barco afundar de uma vez, se é possível algum baixar mais ainda em popularidade do que os pífios 3%.  A hipótese é dúbia, uma vez que, aqui na província, o tucano está montando um palanque, com o objetivo de disputar as eleições estaduais de 2018, com aliados da primeira linha do presidente, como o ministro Mendonça Filho(DEM) e o senador Fernando Bezerra Coelho, do PMDB. Ou será que eles não vão defender o "legado" do Governo Temer? Romero Jucá já disse que, se não houver alguém para defender esse legado, o partido exibirá suas candidaturas próprias. A princípio, no Estado, esse papel será desempenhado por algum integrante da família Coelho.

Hoje fui informado que já teria começado a romaria de prefeitos ao Palácio do Campo das Princesas, para conversar com o governador e o seu staff político. São as "pendências" e 'arestas" que precisam serem aparadas até as eleições de 2018. É natural que isso ocorra, sobretudo para se manter o "rebanho" sob controle, uma vez que as ovelhas estão sendo assediadas pelos adversários. Se aqui na província as conversas se intensificaram, no plano nacional, de olho nas eleições presidenciais que ocorrem no mesmo ano, os atores políticos que pleiteiam aquele cargo também intensificaram as movimentações, como é o caso do tucano Geraldo Alckmin(PSDB), que manteve um encontro com o Deputado Federal, Jarbas Vasconcelos(PMDB). Na realidade, Alckmin gostaria de conversar com o governador Paulo Câmara(PSB), mas este está em viagem oficial nos Estados Unidos. No plano nacional, existe até uma possibilidade de aliança entre os dois grêmios políticos, embora aqui no Estado, a possibilidade de um diálogo entre as duas legendas esteja praticamente descartada.

O ministro da Educação, Mendonça Filho(DEM), concedeu uma entrevista ao cientista político Antônio Lavareda, num programa televisivo local. Lavareda integra um grupo de lideranças nacionais que foram convidados para um jantar oferecido pelo governador Geraldo Alckmin(PSDB). Gustavo Krause e José Jorge também integram o grupo. Durante a entrevista, o ministro teceu alguns comentários acerca do fraco desempenho dos alunos brasileiros no exame internacional do Pisa. Voltaremos a tratar deste assunto numa outra oportunidade. No tocante à política, ele foi bastante discreto ao se referir ao conjunto de forças que formam uma espécie de Frente de Oposição ao governador Paulo Câmara(PSB), denominada aqui pelo blog como Conspiração Macambirense. Segundo alguns fontes, está agendada para dezembro um encontro oficial do grupo. Especula-se bastante como esse grupo irá se arranjar em termos da composição da chapa, já que muitos são os chamados e poucos os escolhidos, conforme ensina as sagradas escrituras. Primeiro, um projeto para o Estado. Depois, a discussão sobre os nomes, observa Mendonça Filho.

Política tem alguns lances curiosos. Enquanto o ministro assegura que os investimentos em educação aqui na região podem ser creditadas na conta das políticas de Estado - como o apoio  à ampliação das escolas de tempo integral, por exemplo - a propaganda institucional do Governo Paulo Câmara, apresenta justamente a educação como o seu maior trunfo para a disputa de 2018, uma vez que os números da segurança pública continuam apavorantes. Ali é dito que Pernambuco possui a melhor educação do país, conclusão possivelmente tirada a partir do desempenho dos alunos no IDEB. Como disse em momentos anteriores, tenho alguns dúvidas sobre esses indicadores, mas a iniciativa do Governo do Estado no sentido de conceder bolsas de estudos universitários a alunos carentes da rede pública, assim como reeditar aqui uma espécie do extinto Sem Fronteiras, foram bem recebidas pela população.

P.S.: Do Contexto Político: Resta saber quem irá auferir os resultados eleitorais dos investimentos em educação no Estado. Se o grupo de oposição, ligado ao ministro Mendonça Filho, ou se o governador do Estado, Paulo Câmara, que deseja continuar como inquilino do Palácio do Campo das Princesas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário