Eis aqui uma questão que, muito provavelmente, ficará sem uma resposta definitiva. Há um consenso, no entanto, de que leva tempo para promovermos essa assepcia. As práticas e ações de caráter fascista continuam ativíssimas na sociedade brasileira e assim dever continuar pelos próximos anos. O Deputado Federal mais votado do Brasil comete crime de gordofobia, fazendo chacota com uma mulher acima do peso. Outro deles, expõe o suposto corpo desta jovem com o rosto de um Ministro de Estado do Governo Lula. Bolsonaristas tomaram posse na Câmara dos Deputados com cartazes ofensivos ao Presidente da República. Publicamos uma foto com os dizeres públicáveis acima, mas a ousadia foi bem maior.
No dia de ontem, duas ocorrências desastrosas de um aparelho policial profundamente contaminado pelo bolsonarismo: as polícias militares dos estados federados. Aqui em Pernambuco, numa atitude desnecessária e desproporcional, um policial militar deu um tapa no rosto de uma jovem numa abordagem. Não sabemos exatamente em que circunstância tal fato ocorreu, mas o casal havia obdecido a ordem de descer do transporte coletivo, sem esboçar qualquer reação. Em Cuibá, numa outra ação infeliz. Um jovem foi baleado e morto por um outro policial militar. Havia uma confusão, mas ele estava completamente desarmado. Uma sociedade doente, uma força policial doente.
São recorrentes os casos, o que implica na necessidade de ajuda psicológica a esses profissionais,inclusive no Estado de Pernambuco. Se faz necessário, governadora Raquel Lyra, um trabalho bem mais profundo, que vá muito além de uma simples punição. O fascismo é uma patologia política de consequências nefastas e conseguiu fincar suas raízes na sociedade brasileira. Infelizmente. Apesar da vitória de Lula, de termos vencido uma tentativa de Golpe de Estado, o Brasil continua como um grande laboratório deste experimento macabro. Não pode ser sadio uma atriz conhecida, já com uma certa idade, ridicularizar da tragédia humanitária vivida pelas crianças Yanomamis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário