pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : O xadrez político das eleições municipais de 2024 no Recife: Marília Dantas: Uma heroína de Tejucupapo como vice de João Campos?
Powered By Blogger

domingo, 7 de abril de 2024

O xadrez político das eleições municipais de 2024 no Recife: Marília Dantas: Uma heroína de Tejucupapo como vice de João Campos?


Sinalizações na política, mesmo que pontuais, podem ser muito importantes. Um secretário prestigiado, com grande orçamento na pasta, constituindo-se numa espécie de tocador de obras, pode ser uma sinalização de algum apadrinhamento forte e perspectiva de um futuro político pela frente. Hoje, o fato de ser mulher também pode sugerir algumas inclinações, uma vez que as exigências do eleitorado sobre a representação feminina pode fazer alguma diferença no contexto de composição de uma chapa competitiva. 

Já existe uma série de pré-candidatos à Prefeitura do Recife nas próximas eleições, embora os nomes eventuais de vices não estejam ainda definidos, como é o caso de Túlio Gadelha, pela Rede Sustentabilidade; Daniel Coelho, por uma federação que reúne o PSD, o MDB, Cidadania, PSDB; E, pelo lado do bolsonarismo, o bolsonarista raiz Gilson Machado, ex-Ministro do Turismo, que aguarda com grande expectativa a presença do "mito" no Recife, possivelmente na primeira quinzena de junho, dando um impulso ao seu projeto de tornar-se prefeito do Recife. 

Neste caso, não está descartada a possibilidade de o nome a vice ser indicado pelo ex-presidente Bolsonaro, como vem ocorrendo em outras praças do país a exemplo de São Paulo e João Pessoa. Pelo lado governista, surfando numa gestão muito bem avaliada e com altos índices de popularidade, com uma reeleição dada como certa neste momento, o prefeito João Campos(PSB-PE) reluta em entregar a vice ao PT, conforme pleito desta legenda. 

Pleito, na realidade é um termo eufêmico, quando se sabe que o partido impõe condições e move moinhos para viabilizar tal indicação, condicionando, em última análise, o apoio do morubixaba petista, conforme a Presidente Nacional da legenda, Gleisi Hoffmann, que já afirmou que o Planalto só apoia em tais condições.  Até o nome da senadora Tereza Leitão chegou a ser pensada para a vaga, embora a senadora esteja ainda no início do mandato de senadora. 

Antes de viajar para o exterior, o prefeito João Campos oferece mais uma sinalização no sentido de definir, uma vez por toda, a pessoa que deverá compor sua chapa de reeleição na condição de vice. A ungida poderá ser a Secretária de Infraestrutura, Marília Dantas, que hoje filiou-se ao PSB, com ficha abonada pelo gestor. Marília vem da Zona da Mata Norte do Estado. É natural da cidade de Goiana. Não temos certeza se do distrito de Tejucupapo\São Lourenço, berço das heroínas de Tejucupapo, aquela famosa batalha onde as mulheres locais expulsaram os soldados da Companhia das Índias Ocidentais, armadas apenas com paus, pedras, pimentas e água fervente. 

A batalha se deu no contexto da Insurreição Pernambucana. Estima-se que 400 soldados tombaram mortos na batalha, embora as referências ao fato histórico relevante tenha caído no esquecimento daqueles que escreveram a (H)istória, já naqueles tempos, negligenciando o papel das mulheres no contexto da luta pela libertação da colonização holandesa. Não são as mulheres, negros ou índios os exaltados, mas os homens brancos, ligados à aristocracia açucareira, como é o caso de João Fernandes Veira e André Vidal de Negreiros. Sequer existem registros fotográficos do índio Felipe Camarão e do negro Henrique Dias. 

Ainda nos bons tempos das atividades escolares, costumávamos levar nossos alunos e alunas para conheceram a comunidade quilombola de São Lourenço, ali pertinho, onde passávamos tardes agradáveis com o pessoal da comunidade, a exemplo de José do Nascimento, o seu Jipe, Dona Lourdes, Serginho da Burra, entre outros tantos. No primeiro Governo Lula, seu Jipe tornou-se um ícone nacional depois de uma matéria da revista Época sobre o Homem Caranguejo, por ocasião do relançamento da obra do sociólogo pernambucano Josué de Castro. Essa Marília deve ter sangue de guerreira nas veias, João. Seria uma boa opção.

P.S.: Contexto Político: Marília Dantas, na realidade, filiou-se ao MDB. Embora o PT insista em ocupar a vaga de vice, ficam mantidas as demais ponderações sobre o assunto, ou seja, a Secretária de Infraestrutura desponta como um dos nomes mais prováveos a ser indicada pela próprio João para ocupar a vaga de vice em seu projeto de reeleição. Curioso que um jornal carioca fala de uma outra mulher que estaria sendo sondada para a vaga, ainda dentro da nucleação que orbita no entorno do prefeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário