pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Michel Zaidan Filho: O principal inimigo do PT é o PT
Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Michel Zaidan Filho: O principal inimigo do PT é o PT




 

Assim como erraram no passado, criando uma cizânia interna em suas fileiras e arrostando uma derrota, mais uma vez o Partido dos Trabalhadores, em Pernambuco, se arrisca em uma nova derrota. Nada justifica (e nem garante) entregar de "bandeja" uma candidatura competitiva e de oposição ao atual sátrapa da administração estadual, em troca de nada, ou quase nada: a desistência da candidatura do candidato mineiro do PSB às eleições estaduais de Minas Gerais. Ou, quem sabe, a vice candidatura de Luciana Santos, pela renúncia da candidatura de Manuela D’Avila à presidência da República. Em ambos os casos, é trocar um bilhete premiado por uma nota falsa de 3 reais.
 
A candidatura de Marília Arraes não pertence mais à Executiva Nacional do PT, nem a Humberto Costa ou João Paulo. Menos ainda, ao triste e bizarro governador (andor difícil de ser carregado). Pertence aos 230 delegados que votaram a favor de sua indicação à candidata ao governo do estado. Esse partido precisa aprender a respeitar as suas instâncias deliberativas estaduais ou municipais. Acabar de uma vez com o expediente burocrático, administrativo, de interferir pelo alto nas decisões coletivas de seus comitês e colegiados. Nem os partidos comunistas - da 3a Internacional - agiam com tamanho desplante e desprezo em relação aos seus filiados.
 
Acabou-se há muito tempo o famigerado "centralismo democrático". Ou se respeita a decisão de suas instâncias coletivas, ou esse partido está fadado a se esfacelar e amargar derrotas. A pior delas, a interna. A prevalecer a decisão de desestimular a candidatura aprovada na última plenária estadual, a recomendação é uma só: não votem na chapa majoritária da aliança PSB-PT. Façam um voto "camarão". Votem nos deputados estaduais e federais do partido, mas degolem a chapa majoritária. Ninguém pode ser obrigado a votar nos inimigos, nos trânsfugas, nos carreiristas do partido, em nome de uma aliança imoral, sem princípios, como essa que está se tramando em Pernambuco, em troca da neutralidade do PSB nacional nas eleições presidenciais.
 
Michel Zaidan Filho é filósofo, historiador, cientista político, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador do Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia - NEEPD-UFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário