pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: O pastor e o professor
Powered By Blogger

sábado, 25 de agosto de 2018

O pastor e o professor

Resultado de imagem para hely ferreira cientista politico
 

     Nascido em Atlanta no dia 15 de janeiro de 1929, Martin Luther King Jr., foi um grande ativista político. Considerado um líder de relevância para o movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos da América. Sua luta se estendeu pelo mundo, defendendo o fim da violência e promovendo a prática da alteridade.

     Em 1955, Luther King esteve à frente do boicote aos ônibus de Montgomery, além de ser cofundador da Conferência da Liderança Cristã do Sul, em 1957. Na famosa Marcha sobre Washington em 1963, proferiu o discurso “I Have a Dream” (Eu Tenho Um Sonho). Mas no a no de 1968, em Memphis, Luther King foi assassinado. Calaram sua voz, mas não seus ideais.

     No dia 18 de julho de 1918, Mvezo (África do Sul), nasceu Nelson Rolihlahla Mandela. Considerado um rebelde, antes de tudo, até hoje, é o mais importante líder da África. Mandela nasceu em uma família nobre, entretanto, aos 23 anos recusou a chefia da tribo, seguindo para Joanesburgo, dando início a sua atuação política. Nelson Mandela passou 27 anos encarcerado, transformando-se no prisioneiro mais famoso do mundo. Provocando movimentos internacionais em defesa da sua liberdade. Ferrenho defensor dos Direitos Humanos, Mandela foi preso por causa da segregação racial que dominava politicamente o seu país. Falecendo no dia 05 de dezembro de 2013, em Joanesburgo, recebeu honrarias de chefe de Estado, pois chegou à presidência do seu país.

      Acontece que o leitor deve indagar o que tem haver Luther king com Mandela? Antes de tudo, ambos foram ativistas políticos que ganharam notoriedade internacional.  Lutaram em defesa dos Direitos Humanos. Se vivessem no Brasil seriam rotulados irresponsavelmente de defensores de bandidos, já que muitos atribuem ser um ramo do Direito que visa exclusivamente proteger facínoras. Ganharam o Prêmio Nobel da Paz. Eram protestantes. Luther King foi pastor e Mandela professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja em que era membro. Algo que no Brasil seriam no mínimo acusados de intransigentes ou alienados.  Não é debalde a falta de menção, ora por desconhecimento histórico, ora por questões preconceituosas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário