Se Lula já amargava alguns problemas relativos à popularidade, acreditamos que sua decisão de proibir atos oficiais de protestos contra os 60 anos do golpe civil-militar de 1964, muito provavelmente, deve ter tais problemas agravados. Fiquemos de olho nas próximas pesquisas de avaliação do Governo, principalmente nas análises mais aprofundadas, ou seja, aquelas que descem às minúcias dos números, indicando de onde eles procedem. A última delas, por exemplo, apontou algumas dificuldades no Nordeste, inclusive entre eleitores de baixa renda.
Com a medida, o morubixaba petista cortou na pele, atingindo um público que se identifica historicamente com o seu Governo. Parece-nos que mais alguém acredita nesta tese, a julgar pelo discursso do ex-ministro José Dirceu, na manhã de hoje, dia 02, no Plenário do Senado Federal. Em sua fala, José Dirceu, que foi ex-guerrilheiro, enfatizou que a retomada dos trabalhos da Comissão dos Mortos e Desaparecidos é irrenunciável. O posicionamento de Dirceu é música para os ouvidos do Ministro dos Direitos Humanos, o sociólogo Sílvio Pessoa, que fica de mãos atadas diante das resistências esboçadas pelo morubixaba petista.
Dirceu, conforme prenuncia-se, ensaia uma volta à política. Supõe-se que uma eventual candidatura a vereador nas próximas eleições poderia estar entre os seus planos. Seu aniversário, recentemente comemorado em Brasília, reuniu atores dos mais relevantes do mundo político, jurídico e empresarial, numa demonstração de que sua capilaridade política continua intacta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário