pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Os gols de placa de Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça.
Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de abril de 2024

Editorial: Os gols de placa de Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça.



Não é segredo para ninguém que Ricardo Lewandowski assumiu o Ministério da Justiça num momento bastante difícil, quando os reflexos do enraizamento do crime organizado no aparelho de Estado já podem ser sentido nos índices de violência entre os entes federados, gerando uma crise sem precedentes de segurança pública. Há anos não eram cometidos tantos assassinatos como agora em Pernambuco, de acordo com dados oficiais. Um retrocesso gigantescos nos índices de CVLI, um dos indicadores utilizados para mensurar as taxas de violência numa determinada região. 

O Governo do Estado insiste em não utilizar a espertise e os avanços conquistados pelo Pacto pela Vida neste sentido. Pode ser apenas por questão de birra política. Se tem sido complicado para o Governo, no plano federal, o SUSP, aqui no Estado uma cetegoria de profissionais da área de segurança pública ameaça não aderir ao novo plano proposto, o Juntos pela Segurança. Como se isso não fosse suficiente, a oposição bolsonarista, formada, em sua maioria, por integrantes de forças militares e policiais, não dá um minuto de trégua ao Governo. Se não encontrarem alguma coisa eles inventam, como as ilações sobre a presença do ex-ministro, Flávio Dino numa favela carioca. 

É um pessoal do "babado", como se diz na gíria, atentos a qualquer falha ou deslize, mínima que seja, do Governo. Mas, nem tudo são pedras pela caminho. O cientista político Murilo Aragão, num artigo publicado na revista Veja, elenca o que ele chama de gols de placa do Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski. O maior desses gols, sem dúvida, foi a solução do caso do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco, algo que estava literalmente "abafado" há mais de dez anos. Em sua gestão, o caso foi solucionado, com a responsabilização dos mandantes do crime, que estão presos.  

Um impasse no início da jornada do novo ministro, mas, no final, também pode ser creditada aqui entre esses gols de placa a prisão dos fugitivos do Presídio de Segurança Máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte. No dia de ontem, o próprio presidente Lula fez questão de enviar mensagem de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Polícia Federal nesses casos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário