pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Cícero filia-se ao MDB e altera a correlação de forças na disputa pelo Governo do Estado.
Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Editorial: Cícero filia-se ao MDB e altera a correlação de forças na disputa pelo Governo do Estado.

 


Com a direita batendo cabeça e a volta de Lula ao jogo eleitoral das eleições presidenciais de 2026, as placas tectônicas da política começam a se movimentar de forma inusitada. Desde as eleições municipais passadas que a direita e o centro político se movimentam no sentido de construir um nome de consenso que possa disputar o pleito presidencial de 2026, em certo momento dado como uma oportunidade única de desbancar o PT do Palácio do Planalto. O senador Ciro Nogueira, durante uma entrevista recente, concedido ao Programa Livre, da Rede Bandeirante, afirmou que alguns movimentos da direita podem ser entendidos como um tiro no pé, onde critica ações que, no seu entendimento, serviram apenas para trazer Lula de volta ao jogo.  

O mais interessante de tudo é que as articulações da direta são encetadas ou lideradas pelo ex-presidente Michel Temer, do MDB, hoje um partido que passou a aventar uma aliança com o Planalto, em 2026. Historicamente, o PT sempre teve o apoio das chamadas oligarquias familiares regionais, mesmo a despeito da orientações oficiais, a exemplo das últimas eleições presidenciais. O que ocorre de novo agora é essa movimentação dos setores mais burocráticos da legenda, a exemplo do Presidente Nacional, Baleia Rossi, que afirmou que Lula, neste momento, tornou-se favorito para 2026. O MDB da Paraíba, comandado pelo família Vital do Rego, abriu amplas negociações com o prefeito da capital Cícero Lucena, que havia abandonado o Progressistas, depois que o partido não encampou sua candidatura ao Governo do Estado. 

Cícero Lucena, por sua vez, esteve em Brasília, conversando com a direção nacional do PT, o que se refletiu no comportamento da direção da legenda no plano estadual. Cida Ramos, por exemplo, afirmou que o partido não havia fechado as portas para o prefeito Cícero Lucena. Hoje, depois da filiação dele ao MDB, afirmou que o cenário político estadual muda sensivelmente, uma vez que o ingresso do gestor municipal coloca o partido como protagonista para as próximas eleições. São as voltas que a política dá, quando se sabe que, em tese, o PT já estaria fechado com o projeto de João Azevedo, socialista retinto, do PSB, daquele núcleo nacionalmente mais próximo do PT. Seria curioso que Cícero Lucena viesse a sustentar o palanque da reeleição de Lula no estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário