pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Na Indonésia, Lula confirma que é candidato em 2026.
Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Editorial: Na Indonésia, Lula confirma que é candidato em 2026.



Isso todo mundo já sabia desde algum tempo. Somente numa situação claramente desfavorável ou em razão de algum problema de saúde Lula não se habilitaria a um quarto mandato. Agora que os ventos voltaram a ser favoráveis, mesmo no exterior, em visita à Indonésia, Lula confirma que estará disputando mais um mandato em 2026. O mais curioso é que a direita ou extrema direta concedeu mais esta oportunidade ao presidente Lula. Alguns dos seus mais ilustres representantes tomaram algumas atitudes que apenas fortaleceram a candidatura do petista. Hoje eles estão batendo cabeça, com enormes dificuldades de construir algum consenso mínimo sobre o assunto. Até o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, andou tirando o pé do acelerador e voltou a se concentrar nos afazeres do estado que governa, que não são poucos. 

No afã de contar com o apoio do clã Bolsonaro, Tarcísio acabou cometendo alguns erros de avaliação. O silêncio neste momento é prudente, uma  vez que ele já foi verificado e ungido pela Faria Lima. Os ajustes fazem parte do jogo. Há alguns meses atrás, mesmo com a convicção de que gostaria de se manter no poder, prudentemente, diante dos percalços dos índices de popularidade, Lula não se arriscaria a confirmar mais uma candidatura presidencial. Se o assédio americano hoje favorece o petista, só Deus sabe o que o amanhã pode reservar, principalmente porque o Brasil se enquadra dentro de uma leitura negativa do Tio Sam sobre o continente de um modo geral. Repercute de forma bastante negativa para o PT as informações de um ex-Chefe do Serviço de Inteligência do Governo Hugo Chaves. 

A campanha, a rigor, já está nas ruas. O idioma é o soberanês. Isso já se configura nas peças da comunicação institucional do Governo Lula 3, comandada pelo marqueteiro baiano Sidônio Palmeira. O palanque de Lula nos estados, principalmente no Nordeste, voltou a ser disputado pelos políticos locais, a exemplo da Paraíba, onde ele se divide entre o atual governador, João Azevedo, e o prefeito da capital, Cícero Lucena, que deverá entrar na disputa pelo Palácio da Redenção. Em Pernambuco, os movimentos de João Campos(PSB-PB) praticamente fecharam as portas para qualquer pretensão da governadora Raquel Lyra(PDS-PE) neste sentido. No Ceará, tucanos e bolsonaristas estarão juntos contra o PT, depois que Ciro voltou ao ninho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário