pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: João Campos será candidato ao Governo do Estado em 2026
Powered By Blogger

domingo, 19 de outubro de 2025

Editorial: João Campos será candidato ao Governo do Estado em 2026

Crédito da Foto: Divulgação

Como estamos nos aproximando do final de ano, não surpreende que já comecem a aparecer algumas previsões sobre o futuro, inclusive uma sobre o prefeito do Recife, João Campos(PSB-PE), afirmando que ele não deverá ser candidato em 2026, uma vez que a governadora Raquel Lyra(PDS-PE) deverá equilibrar o jogo até outubro, em virtude dos milhões de recursos que dispõe para entregar obras à sociedade. O melhor para João Campos seria 2030. Sob certos aspectos, na realidade, o mais prudente para uma candidatura do jovem prefeito ao Palácio do Campo das Princesas seria mesmo 2030, num cenário político mais pulverizado, onde, em tese, ele teria mais chances. Apenas sob certos aspectos, uma vez que a candidatura do herdeiro político da família Campos\Arraes já está consolidada, sem chances de uma recuo. 

O próprio PSB, recentemente, oficializou tal pré-candidatura. A candidatura de João Campos hoje, assim como em épocas atrás, quando o jovem precisou entrar na política contingenciado pela morte prematura do pai, já não depende apenas de uma vontade pessoal. O aspecto positivo aqui é que, depois de um processo de hibernação quando iniciou a gestão no Palácio Capibaribe, ele tomou gosto pela política. Sua dedicação à coisa pública, o entusiasmo que demonstra em suas ações à frente da gestão não é apenas uma estratégia de marketing, com o propósito de aparecer bem nas redes sociais. Temos absoluta convicção que ele será candidato em 2026. 

Uma máxima da política, atribuída ao corajoso Ulisses Guimarães, preconiza que o político não pode se aproximar demais que não possa se afastar, tampouco posicionar-se tão distante que impeça uma reaproximação. Sugere-se que a governadora Raquel Lyra hoje considera estratégico mantar uma distância regulamentar do Palácio do Planalto, sobretudo porque as manobras de João Campos não permitirem um aproximação mais efetiva da governadora com o Governo Lula 3. Em um dos seus últimos pronunciamentos, por ocasião do Congresso do PCdoB, João Campos firmou o propósito de erguer o palanque da reeleição do morubixaba petista no estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário