pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Os curiosos arranjos da política. Parte dois.
Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Editorial: Os curiosos arranjos da política. Parte dois.


Líamos há pouco, na coluna Diário do Poder, que o convite ao deputado federal Guilherme Boulos para ocupar uma cadeira de Ministro no Palácio do Planalto guarda uma relação direta com as próximas eleições estaduais em São Paulo, onde o Planalto já está comprometido com outra candidatura. O arranjo, embora surpreendente, uma vez que estamos tratando aqui do deputado federal mais votado no estado nas últimas eleições, não é absolutamente improvável. A Folha de São Paulo, no dia de hoje, 22, traz uma matéria com o Ministro de Portos e Aeroportos, o pernambucano Sílvio Costa Filho. Sílvio tem se destacado na condução de sua pasta e é um dos fiéis escudeiros do Governo Lula. Há um consenso de que o pernambucano realiza uma boa gestão da pasta. 

A despeito de suas movimentações pelo estado, no sentido de pavimentar sua candidatura ao Senado Federal, Sílvio Costa Filho mantém uma postura invejável de fidelidade à base aliada do Governo Lula. Não há o que se queixar por aqui. E olha que o rapaz é filiado ao Republicanos, partido que conta com um dos prováveis adversários de Lula em 2026, Tarcísio de Freitas. Pois bem. Durante a matéria Sílvio Costa admite que, se o morubixaba petista pedir para ele continuar no Governo, ele pode reavaliar o seu projeto de candidatar-se ao Senado Federal nas eleições de 2026. Para ele o mais importante é a reeleição de Lula. 

Na Paraíba, depois de praticamente ter ajustado os ponteiros com o candidato do socialista João Azevedo(PSB-PB) ao Palácio da Redenção, Lucas Ribeiro, o PT agora abriu um amplo canal de negociações com o prefeito Cícero Lucena, agora no MDB. Depois que Lula voltou a recuperar seus índices de popularidade, mesmo acanhado, segmentos do MDB começam a sinalizar positivamente para o petista. Na Paraíba, é projeto de Cícero contar com o apoio de Lula para a sua candidatura. Cícero lidera todas as pesquisas de intenção de votos até aqui realizadas no estado. Por outro lado, João Azevedo é socialista da gema, com fortes vínculos à direção nacional da legenda, leia-se João Campos, um dos principais aliados do Planalto no plano nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário