O PT nacional criou um grupo de trabalho, o GTE - Grupo de Trabalho Eleitoral - com o objetivo de definir as estratégias que deverão orientar o partido nas eleições de 2024. O grupo é comandado nacionalmente pelo senador pernambucano Humberto Costa. Difícil entender aqui como este grupo determina o que deve ser adotado nesta e naquela praça específica, uma vez que já estão definidas as praças onde a Executiva Nacional deve determinar quem será o candidato do partido, em alguns caso, como o Recife, quem deverá ocupar a vaga de vice na chapa de reeleição do prefeito João Campos(PSB-PE).
No Ceará, por exemplo, as prévias foram possíveis, onde se escolheu o Deputado Estadual Evandro Leitão(PT-CE) para disputar as próximas eleições a prefeito da cidade de Fortaleza. Já no caso de João Pessoa, o partido bateu o martelo informando que definirá o que deve ser feito, eliminando a possibilidade de realização das prévias, depois da desistência de um dos aspirantes à disputa, o Deputado Estadual Luciano Cartaxo(PT-PB).
Nos bastidores informa-se que ele teria menos chance numa disputa interna, embora apareça bem na primeira pesquisa de intenção de voto realizada para as eleições de 2024. A Deputada Estadual Cida Ramos, teria maiores chances de ser a escolhida numa disputa interna, dada as suas vinculações com grupos orgânicos da legenda. Caso não haja uma definição neste sentido, o PT poderá ficar sem candidato na capital, correndo um sério risco de facilitar a vida de nomes apoiados pelo bolsonarismo, como é o caso de Marcelo Queiroga, ex-Ministro da Saúde do Governo Bolsonaro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário