pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : O xadrez político das eleições municipais de 2024 no Recife: As alternativas de João Campos. Mulheres teriam mais chances de serem indicadas a vice.
Powered By Blogger

terça-feira, 9 de abril de 2024

O xadrez político das eleições municipais de 2024 no Recife: As alternativas de João Campos. Mulheres teriam mais chances de serem indicadas a vice.


Quem for ungido na condição de candidato a vice-prefeito no projeto de reeleição do prefeito do Recife, João Campos(PSB-PE), sabe que herdará o Palácio Capibaribe a partir de 2026, quando João deverá se afastar do cargo para habilitar-se a concorrer ao Governo do Estado. No Recife, o PT sabe que não terá alguma chance de apresentar um candidato à Prefeitura, sendo a indicação a vice sua única esperança de manter-se na ribalta. Não está sendo fácil, como todos sabem. Não se trata apenas de um arranjo entre petistas e socialistas. Há outras tantas variáveis em jogo, algumas delas expostas abertamente, outras nem tanto. 

No dia de ontem, um jornal carioca aventou a hipótese de duas mulheres disputarem a preferência de João para indicação a vice em sua chapa. Conhecemos o nome de uma delas e já a tratamos por aqui. Ou seja, a sua Secretária de Infraestrutura, Marília Dantas, recentemente filiada ao MDB. Curioso que o jornal refere-se a duas muulheres e não uma mulher e um homem, que poderia ser, segundo se especula, o seu Secretário de Planejamento, Felipe Mattos, igualmente recentemente filiado ao Republicanos. 

A julgar pelo andar da carruagem política, uma coisa parece inevitável. A escolha deverá recair mesmo sobre uma mulher. Talvez convencido dessa prevalência ou inevitabilidade, até mesmo o PT - leia-se, neste caso, Humberto Costa - já trabalha o nome de uma mulher para tentar convencer João a aceitá-la. Dois outros nomes do partido podem ter queimado a largada ao se exporem, acreditando que estavam credenciados ao cargo. Alguns jornais estão sugerindo que o prefeito João Campos, neste caso, adota a mesma estratégia do prefeito Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, ou seja, segurar o quanto pode tal decisão, dando vazão às disputas intestinais do PT. 

Na última vez que esteve no Recife, o morubixaba petista, em discurso, ao se referir a João Campos, afirmou que estava diante de um menino esperto, com grande futuro pela frente. Numa outra ocasião, o líder petista também afirmou que o prefeito teria aprendido grandes lições com o avô, Miguel Arraes, e o pai, Eduardo Campos. O pai, por algum motivo, não confiava em seu staff de perfil eminentemente político. Também era chegado às manobras diversionistas. De fato, Lula tem razão. João aprendeu algumas lições com os mentores políticos.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário