pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: As condições "ideais" para o desmonte dos direitos dos trabalhadores.
Powered By Blogger

domingo, 6 de novembro de 2016

Editorial: As condições "ideais" para o desmonte dos direitos dos trabalhadores.


Resultado de imagem para desempregados no brasil

Já fazia algum tempo que não mantínhamos qualquer tipo de contato com o professor Ricardo Antunes, decano da prestigiada Universidade de Campinas, em São Paulo. No campo acadêmico, Ricardo foi, durante anos, considerado o maior especialista brasileiro nas relações de trabalho. Para mim, ele ainda não perdeu esse status. Nossos contatos foram mais estreitos, quando, na década de 90, éramos um abnegado estudioso do Partido dos Trabalhadores, e, quando tratávamos da composição social dos grupos que formaram aquela agremiação dos "trabalhadores", ele insistia em se contrapor, informando que estratos de intelectuais de classe média estiveram presentes na famosa reunião do Colégio Sion, em 10 de fevereiro de 1980, assim como membros de uma espécie de "elite" sindical, formada por integrantes do Novo Sindicalismo.

Agora o professor Ricardo Antunes nos brinda com um excelente artigo, publicado na edição de outubro do jornal Le Monde Diplomatique, onde discute as condições políticas, econômicas e sociais "ideais" para o desmonte dos direitos e garantias constitucionais (leia-se CLT) dos trabalhadores nas relações de trabalho: Governo de Exceção, parlamento submisso, judiciário de conluio e uma baita crise econômica, geradora de desemprego. (...)

(Conteúdo exclusivo, liberado apenas para os assinantes do blog) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário